Imagem:

Compartilhar:

Enem: ecologia é um dos temas que devem cair na prova de biologia

Criado em 07/10/15 10h00 e atualizado em 07/10/15 10h18
Por Produção Web

A duas semanas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem procurar focar os estudos na revisão dos temas prioritários, aqueles com mais probabilidade de aparecer na prova. 

No caso da prova de biologia, você já sabe quais conteúdos têm mais chance de cair? Pois o sexto episódio da websérie Fica a Dica Enem vem aí com a resposta a essa dúvida para ajudar você a se organizar melhor no estudo dos temas dessa disciplina nessa reta final. 

Gsotou do vídeo? Então, recapitule conosco as dicas sobre a prova de biologia do Enem feitas pelo professor Guga, do colégio Projeção, em Brasília.

1) Faça as provas dos exames passados

Uma das sugestões de ouro que o Guga dá a quem está se preparando para o Enem é realizar as provas de edições anteriores do exame [2]. Assim, você testa os seus conhecimentos e ainda se familiariza com o estilo da prova.

2) Priorize temas mais frequentes

De acordo com o professor, os temas com mais chances de cair no Enem são aqueles que têm figurado de modo recorrente no Enem. Nesse sentido, segundo ele, ecologia, biologia celular, fisiologia e genética estão, nessa ordem, entre os assuntos com mais probabilidade de aparecer nas questões da prova. 

3) Estude os desequilíbrios ambientais

Como ecologia é um dos temas que mais costumam aparecer na prova de biologia do Enem, Guga sugere que os candidatos deem uma atenção especial a esses conteúdos, já que eles costumam ser abordados no primeiro ano do Ensino Médio e, por isso, os estudantes podem ter mais dificuldade em se lembrar deles. 

Dentro desse tema, ele destaca os desequilíbrios ambientais e seus problemas como a eutrofização, que é o excesso de nutrientes que reduz a oxigenação da água, e o efeito estufa, com ênfase na questão das ilhas de calor, cuja origem se dá a partir de um conjunto de fatores artificiais e naturais, como prováveis assuntos da prova.  

Tags:  ficadicaenem [5], Enem 2015 [6], Enem [7], ensino médio [8], biologia [9], Educação [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário