Compartilhar:

Projeto leva oficinas de arte e literatura a alunos da rede pública no Rio

Criado em 17/08/15 17h29 e atualizado em 17/08/15 17h40
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil [2]

Alunos da rede pública de ensino de sete cidades no Rio de Janeiro vão participar, até dezembro, do projeto 1001 Histórias com Arte, que promove oficinas gratuitas de arte e literatura. O projeto piloto utiliza um ônibus biblioteca itinerante que percorre, no momento, a cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos.

A partir da próxima semana, o ônibus seguirá para os municípios de Casimiro de Abreu e Macaé, no norte do estado, e São Gonçalo, Itaboraí, Rio de Janeiro e Niterói, na região metropolitana. O projeto termina no dia 10 de dezembro e vai beneficiar cerca de 4.320 alunos da primeira e segunda séries do ensino fundamental. Serão abertas 144 oficinas gratuitas, de agosto a dezembro.

As práticas educativas vão virar livro e DVD a serem distribuídos, gratuitamente, para escolas e bibliotecas. O lançamento desta mídia está previsto para dezembro, em data ainda a ser definida, dentro de uma exposição transmídia, que vai exibir tudo o que foi feito durante a itinerância.

A produtora Maysa Gil Costa, uma das coordenadoras do projeto 1001 Histórias com Arte, destacou que para ser implementado, o projeto estabeleceu parcerias com as secretarias municipais de Educação. “Como contrapartida, as secretarias fazem toda a mediação e indicação das escolas para que possamos realize o atendimento”.

O objetivo do projeto é oferecer oficinas de arte e cultura, com base em temas ligados à literatura infantil. As crianças têm acesso a um plano que inclui atividades com música, argila, aquarela, desenho, teatro, cinema, desenvolvidas por uma equipe pedagógica. A ideia é “promover a criatividade, o trabalho em equipe, a imaginação”, disse Maysa Gil Costa. Os professores das crianças acompanham as oficinas.

Segundo Maysa, o projeto contribui para o desenvolvimento das crianças e estimula o hábito da leitura. Elas têm acesso aos livros no ônibus biblioteca.

Editor Maria Claudia
Tags:  Educação [3], projeto [4], arte [5], literatura [6], rede pública [7], ensino fundamental [8], oficinas [9], criatividade [10], secretarias [11], itinerância [12], Geral [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário