Compartilhar:

Saiba como participar da consulta pública sobre o Enem

Criado em 06/03/15 15h11 e atualizado em 10/03/15 12h24
Por Portal EBC*

O Ministério da Educação abriu, nesta semana, uma consulta pública para ouvir da população sugestões a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio. Qualquer cidadão pode, até o dia 17 de março, acessar o site específico para a consulta e enviar ideias para melhorar a qualidade do exame, assim como opinar sobre a ampliação do banco de itens e a segurança do exame.

A consulta pública é parte dos planos para tornar a aplicação do Enem um processo digital. Assim que assumiu a pasta de Educação, o ministro Cid Gomes falou sobre a intenção de realizar estas mudanças, para simplificar a logística e reduzir custos. Gomes afirmou que a proposta seria debatida com técnicos, acadêmicos e com a sociedade, para depois ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff.

Confira baixo o passo a passo para participar:

Interessados devem acessar o site da Consulta Pública sobre o Enem Digital [2] e entrar no ambiente colaborativo utilizando o número de CPF. Não é necessário enviar mais dados.

consulta enem 1
Creative Commons - CC BY 3.0 - Reprodução/MEC

 

O próximo passo é responder às perguntas da consulta pública. São três:
- Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do ENEM?
- Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
- Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

 

consulta enem 2
Creative Commons - CC BY 3.0 - Reprodução/MEC

 

Na mesma tela, é possível ainda anexar arquivos, que podem ser exemplos (em texto, imagem, áudio ou vídeo) para as sugestões dadas. O envio de anexos é opcional. Depois disso, basta enviar sua colaboração.

consulta enem 3
Creative Commons - CC BY 3.0 - Reprodução/MEC

 

A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014. As provas foram aplicadas em cerca de 1,7 mil cidades.

*Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário