Em Brasília, estudantes reclamam de prova de química

Imagem:

Compartilhar:

Enem: professores comentam gabarito das questões do 1° dia de prova

Criado em 08/11/14 22h47 e atualizado em 09/11/14 23h32
Por Portal EBC

Sem muitas surpresas, o primeiro dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (8), exigiu boa capacidade de interpretação dos estudantes. Na opinião de professores das áreas de ciências humanas e  ciências da natureza, a prova continuou se pautando pela abordagem multidisciplinar dos conteúdos. O Portal e as Rádios EBC transmitiram neste sábado o programa #CaiunoEnem [2] , com comentários dos professores sobre o primeiro dia do exame.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Enem: professores comentam gabarito das questões do 2° dia de prova [3]

De acordo com o professor de geografia Léo Silvério, a questão que colocava a produção do queijo minas como patrimônio cultural brasileiro relacionou história e conceitos sobre o que é cultura. Para o professor de história José Augusto Brandão, a prova buscou relacionar as manifestações de junho do ano passado com a Revolução do Vintém. Ainda em humanidades, o exame também buscou abordar temas da atualidade, como a Comissão da Verdade e a ditadura militar e o direito à moradia. A crise hídrica apareceu de forma indireta, procurando relacionar a desertificação na Ásia com problemas decorrentes da escassez de água.

Veja também no Portal EBC:

Nestes sábado e domingo, às 20h30: professores comentam a prova [2]

Professores dão dicas para aproveitar o tempo de prova [4] 

Prepare-se para a redação: professores falam de temas da atualidade [5]

#AprendiNoEnem: internautas repercutem o exame nas redes sociais [6]

Saiba o que pode cair na redação do Enem 2014 [7]

Uma das questões mais comentadas pelos participantes da prova foi uma da área de ciências da natureza que se utilizava de uma tirinha da Turma da Mônica para explicar um conceito de física. Segundo o professor de Física Roque Matias, a pergunta envolvia conhecimentos de cinemática, que é o ramo da mecânica que estuda o movimento, já que pedia para relacionar o movimento do Sansão - o coelhinho do Mônica - ao redor do planeta para atingir o Cebolinha ao movimento dos satélites, num exemplo típico de abordagem interdisciplinar do Enem. Já a questão dos movimentos dos pêndulos poderia ser resolvida com alguma capacidade de observação e percepção dos fenômenos do dia a dia.

Também muito popular nas redes sociais, a questão que falava sobre o uso do vinagre para neutralizar odores, exigiu boa capacidade de análise e interpretação dos participantes da prova, segundo a professora de biologia, Tatiana dos Anjos. Ela também ressaltou que, pela característica cada vez mais multidisciplinar da prova, conceitos de várias áreas precisam ser acionados na resolução das questões.

Neste domingo (9). a prova será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A prova terá duração de 5h30. Confira dicas do professor Marcelo Freire para a redação:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário