Praticar esporte na terceira idade ajuda a ter melhores condições de saúde

Imagem:

Compartilhar:

Pode Cair no Enem: Previdência Social e Expectativa de Vida

Criado em 18/09/14 14h03 e atualizado em 16/10/14 15h18
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

Boas notícias para a população: dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmam que a expectativa de vida dos brasileiros de ambos os sexos, ao nascer, passou de 74,1 em 2011 para 74,6 anos em 2012; ou seja houve um aumento de 5 meses e 12 dias em nossa média de vida. Entre os anos de 1980 e 2010, a expectativa de vida no Brasil cresceu em média 11,24 anos.

Leia mais notícias de Educação no Portal EBC [2]
Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem [3]

Muitos fatores ajudam a conta: campanhas de combate à desnutrição, acesso a vacinas, queda da taxa de mortalidade e o tratamento eficaz das doenças crônico-degenerativas. No entanto, este quadro positivo chama atenção para a política previdenciária, que pode desequilibrar a economia do país. Somente no primeiro semestre de 2014, o déficit da Previdência Social chegou a R$ 23,484 bilhões, segundo números apresentados pelo Ministério da Previdência Social. 

Para entender melhor a relação entre estes termos, o quadro Pode Cair no Enem conversa com o professor de geografia do site Descomplica, Mauricio Martins. ''Houve um aumento no número de pessoas no topo da pirâmide etária e uma redução do número de jovens. Isto significa que existem menos pessoas para trabalhar e pagar impostos e mais pessoas aposentadas que usufruem dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)'', explica.
Para fechar o cálculo, é necessária a reestruturação do sistema previdenciário. Martins acredita que o assunto não tem a cautela necessária dos candidatos à Presidência.''Nas eleições de outubro, não há nenhuma proposta clara nos programas políticos. É um momento de incerteza no Estado''.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário