No Brasil há um clube de programação do projeto Code Club em funcionamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party: projeto estimula alfabetização digital de crianças

Criado em 01/02/14 10h45 e atualizado em 01/02/14 11h22
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Campus Party - Code Club - Complexo do Alemão
No Brasil há um clube de programação do projeto Code Club em funcionamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. (Foto: Code Club Brasil/Divulgação)

O que as crianças fazem quando não estão na escola, no período contrário às aulas? Opções não faltam: aulas de natação, balé, cursos de línguas estrangeiras... e por que não programação? Ensinar os pequenos a programar desde cedo é o objetivo do projeto Code Club, que foi apresentado na noite desta sexta-feira (31/1) na Campus Party, em São Paulo.

Leia mais notícias da Campus Party 2014 [2]

O Code Club é uma rede mundial criada na Inglaterra, em abril de 2012, que está presente no Brasil desde julho do ano passado e atualmente tem 35 salas em 14 estados de todas as regiões do país. A proposta não tem fins lucrativos e se desenvolve com o trabalho de voluntários, com o objetivo de ensinar crianças a programarem e fazerem seus próprios aplicativos de forma gratuita.

Qualquer pessoa pode fazer programação de computadores, de acordo o pedagogo, programador e voluntário da Code Club em Cascavel (PR), Jocemar do Nascimento. "Todos podem aprender, desde que a pessoa tenha a vontade e a paciência para programar. Só é necessário ter uma afinidade", explica.

O Code Club oferece gratuitamente o material didático para ensinar a programação às crianças. Qualquer instrutor de informática, programador ou pessoa interessada pode se voluntariar para criar um code Club em sua cidade - e não é necessário que o espaço seja dentro de uma escola. No Brasil há, inclusive, um clube de programação do projeto em funcionamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

O foco do projeto é em crianças de 5 a 10 anos, idade de desenvolvimento na qual, segundo o pedagogo, a absorção de informação é maior, e é possível obter resultados rápidos. Os alunos participantes, quando se identificam com a programação, apresentam melhoras significativas em todo o desempenho escolar. "Para programar ele vai ter que ler, que desenvolver o raciocínio lógico, que pesquisar um tema. Para isso acontecer ele vai se aprimorar em outras áreas", acredita Jocemar.

Para o também voluntário Márcio Pires, o projeto oferece a oportunidade de fazer atividades interdisciplinares. "É um trabalho transversal. Com a programação você pode usar da matemática à língua portuguesa. Com disciplinas como história e geografia você pode pegar pontos e fazer uma ligação", defende.

O projeto, acredita Jocemar, pode ser uma boa forma de ocupar os laboratórios de informática das escolas do país, que atualmente não são tão utilizados quanto poderiam. "O mundo vai ter, daqui a 10 anos, 1,4 milhões de novos empregos em tecnologia. É preciso dar às crianças essa oportunidade de aprender", diz. Para saber como criar um clube da rede, basta acessar o site de voluntários [3] da iniciativa. 

No vídeo abaixo, os voluntários Jocemar do Nascimento e Márcio Pires falam sobre o desenvolvimento dos alunos participantes do projeto. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Leia também:
Robótica com software e hardware livres incrementa formação de estudantes [4]

Games podem ser aliados dos professores em sala de aula [5]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário