Presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de sanção da lei que institui o Estatuto da Juventude. (Brasília - DF, 05/08/2013)

Imagem:

Compartilhar:

Dilma volta a defender destinação dos royalties do petróleo à educação

Criado em 05/08/13 17h16 e atualizado em 05/08/13 17h32
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff dedicou parte do discurso na cerimônia de sanção do Estatuto da Juventude [3] para falar da importância de destinar os recursos dos royalties do petróleo para a educação. O Projeto de Lei (PL 323/07), encaminhado pela presidenta ao Congresso Nacional, aguarda a conclusão da votação na Câmara dos Deputados.

Saiba o que é o Estatuto da Juventude [4]

"Os royalties do petróleo são uma riqueza finita. Portanto desde o início o governo considerou fundamental que esses recursos fossem destinados à educação", disse. A presidenta disse que existem dois caminhos para sair da desigualdade: um pela melhora dos empregos dos adultos, outro, pela educação. Este, segundo ela é "o grande caminho". Os royalties são recursos finitos. Em educação, "[a riqueza] fica porque as pessoas transmitem isso para a sociedade por meio da cultura, da ciência”.

Leia também no Portal EBC:

Artistas pedem fortalecimento de políticas de combate à violência contra jovens negros [5]

Criado hoje, Participatório para jovens já está disponível na internet [6]

A conclusão da votação do PL é o principal assunto da semana na Câmara. O texto principal foi aprovado, mas falta ainda a concluir a votação dos destaques que visam a alterar a proposta. No primeiro semestre, o projeto foi aprovado pelos deputados, mas na apreciação no Senado ele foi modificado e teve que retornar à Câmara para nova deliberação. Concluída a votação, o projeto será encaminhado à sanção presidencial.

Com as mudanças feitas até o momento no Congresso Nacional, os recursos serão divididos entre educação (75%) e saúde (25%). A presidenta não citou a saúde no discurso.

* Colaboraram Heloisa Cristaldo e Luana Lourenço

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário