Imagem ilustrativa para educação a distância.

Imagem:

Compartilhar:

Ferramentas para conectar dados podem melhorar qualidade do ensino

Criado em 14/05/13 17h36 e atualizado em 16/05/13 08h16
Por Ana Elisa Santana - Portal EBC

Alguns anos atrás, os estudantes recorriam às enciclopédias, livros e revistas para fazerem suas pesquisas e trabalhos da escola. Atualmente o processo é mais prático: com avanço da tecnologia se tornam cada vez mais populares as buscas por fontes em meio eletrônico. Agora é possível, além de encontrar material didático, como pesquisas e artigos científicos, é possível também compartilhar nossos próprios projetos.

Leia também: Pesquisa desenvolve sistemas que tornam computadores “pensantes” [2]

Fazendo esta comparação, o editor da revista científica Elsevier, Sweitze Roffel, abriu na tarde desta terça-feira (14/05) a terceira edição do Linked Learning (Lile2013), um workshop de Ensino e Aprendizado com o uso de ferramentas da web. No encontro, que é parte da conferência www2013, pesquisadores apresentaram e debateram novas ferramentas que podem contribuir com o trabalho de professores e ajudar os estudantes a ter mais qualidade em seus estudos.

Uma das ferramentas é o projeto cite4me, desenvolvido pelo pesquisador brasileiro Bernardo Pereira Nunes, da PUC-Rio e do Centro de Pesquidas L3S da Alemanha, que usa diferentes fontes de dados para busca de publicações na internet. “Nosso objetivo é ampliar as possibilidades para suportar as necessidades dos professores e alunos. (...) Não só ter uma busca por meio de palavras-chave, mas também utilizando a semântica para recuperar os dados”, explica Bernardo. Assista abaixo ao vídeo em que Bernardo explica essas ferramentas:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

No Lile2013 também foi divulgado o desafio Linkedup Challenge, que convida estudantes de ciência da computação a desenvolver ferramentas parecidas. A proposta é parte do projeto Linkedup, que segue a ideia de colaboração para professores, especialmente os que atuam em educação à distância. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o concurso [3].

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [45] Fazer uma Reclamação [45] Fazer uma Elogio [45] Fazer uma Sugestão [45] Fazer uma Solicitação [45] Fazer uma Simplifique [45]

Deixe seu comentário