Ministro divulgou hoje balanço de inscritos no Sisu

Imagem:

Compartilhar:

Redação do Enem com nota máxima vai passar por banca, diz Mercadante

Criado em 22/03/13 16h06 e atualizado em 22/03/13 19h33
Por Lourenço Canuto Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Aloizio Mercadante
O ministro Aloizio Mercadante informou que a redação que receber nota máxima por dois avaliadores passará a ser examinada por uma banca (Valter Campanato/ Agência Brasil )

Brasília - O Ministério da Educação estuda tornar mais rigorosa a aplicação das notas nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro Aloizio Mercadante informou que a redação que receber nota máxima por dois avaliadores passará a ser examinada por uma banca.

Atualmente, todas as redações do Enem são corrigidas por dois avaliadores. Quando há uma diferença de 200 pontos entre as duas notas, a redação é encaminhada ao terceiro corretor. A proposta em discussão é que as redações com nota máxima, de 1 mil pontos, sejam obrigatoriamente avaliadas por uma banca. Na última edição do Enem, 2.084 redações tiveram a nota máxima.

LEIA TAMBÉM:
- Inep poderá zerar redações do Enem que apresentarem "deboche" [3]
- Manual de Redação para o Enem: confira as dicas para um texto nota 1.000 [4]
- Edital do Enem 2013 deve sair em maio [5]

O ministro destacou que redações com inserções consideradas "provocativas ou debochadas" vão tirar nota zero [3]. No último Enem, foram detectadas cerca de 300 provas com trechos inadequados, como hino de clube de futebol e receita de macarrão instantâneo.

Mercadante acredita que as inserções indevidas podem ter ocorrido de forma não intencional por "parte de estudantes muito jovens, com pouco tempo para fazer a redação, e que assim agiram na tentativa de desenvolver o raciocínio sobre uma questão".  

De acordo com ministro, foram afastados 394 corretores de provas que trabalharam no último Enem. "Eles estão em constante processo de avaliação também", explicou.

Edição: Carolina Pimentel

Tags:  Ministro [6], MEC [7], Inep [8], aloizio mercadante [9], Educação [10], Enem [11], avaliadores [12], banca [13], corretores [14], deboche [15], inserções indevidas [16], nota mil [17], nota máxima [18], nota zero [19], redação [20]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário