Dilma Rousseff

Imagem:

Compartilhar:

Dilma: Sisu é fundamental para ampliar e democratizar acesso à educação superior

Criado em 14/01/13 07h31 e atualizado em 14/01/13 07h50
Por Paula Laboissière Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Dilma
Dilma Rousseff (Foto: Antonio Cruz/Abr)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (14) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem sido fundamental para ampliar e democratizar o acesso de jovens à educação superior. No programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que a Lei de Cotas já vai valer para a seleção deste ano. A primeira chamada do Sisu já pode ser consultada.

LEIA TAMBÉM:

Primeira chamada do Sisu já pode ser consultada [3]

Balanço do Sisu: 1.949.958 estudantes concorrem às 129,3 mil vagas [4]

Saiba quais são os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni [5]

Segundo Dilma, neste primeiro semestre, o Sisu oferece mais de 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 universidades públicas e  institutos federais de educação. Com as cotas, 43 universidades e 40 institutos federais reservaram pelo menos 12,5% das vagas para estudantes de escolas públicas, alunos de baixa renda, negros e índios.

“A partir do primeiro semestre do curso, vamos pagar uma bolsa de R$ 400 para os alunos cotistas com renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa e jornada igual ou superior a cinco horas diárias. Essa bolsa vai ser renovada de acordo com o desempenho do aluno no curso. Se ele se dedicar e alcançar bons resultados, ele vai receber esse apoio do governo durante todo o curso.”

A presidenta destacou ainda que o Programa Universidade para Todos (ProUni) também contribui para o acesso de estudantes carentes ao ensino superior. Segundo ela, 1,1 milhão de jovens já receberam uma bolsa para estudar em uma universidade particular.

As inscrições para o benefício em 2013 começam na próxima quinta-feira (17). Todos os alunos que fizeram o ensino médio em escola pública e que tenham renda familiar até três salários mínimos por pessoa podem concorrer, desde que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Veja você que a nota do Enem vale para o Sisu, para o ProUni e para os vestibulares de muitas universidades públicas. Vale também para o Ciência sem Fronteiras”, disse. “Sabemos que a educação é o principal instrumento para reduzir as desigualdades e construir um país mais justo e mais desenvolvido. É por isso que nós vamos, cada vez mais, garantir que jovens tenham acesso à universidade.”

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [61] Fazer uma Reclamação [61] Fazer uma Elogio [61] Fazer uma Sugestão [61] Fazer uma Solicitação [61] Fazer uma Simplifique [61]

Deixe seu comentário