O fundador da Khan Academy, professor Salman Khan, fala com a imprensa após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto

Imagem:

Compartilhar:

Dilma convida Salman Khan para parceria em projeto na educação básica

Criado em 16/01/13 19h10 e atualizado em 16/01/13 19h56
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Salman Khan
O fundador da Khan Academy, professor Salman Khan, fala com a imprensa após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (José Cruz/ Agência Brasil)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (16) o professor norte-americano Salman Khan, criador do projeto de videoaulas Khan Academy [3]. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ela convidou o educador a firmar uma parceria na realização de pesquisas pedagógicas no país. O foco principal seriam os anos iniciais da educação básica. O professor é fundador da Khan Academy, organização sem fins lucrativos com mais de 3,8 mil videoaulas gratuitas postadas na internet.

De acordo com Mercadante, a faixa etária recebe atenção especial do governo com o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, acordo formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para garantir a alfabetização até os 8 anos de idade. “A presidenta apresentou para Khan o pacto. Nada acontece se as pessoas não souberem ler e escrever. Temos grande potencial de uma parceria onde Khan está convidado a estabelecer participação conjunta para a alfabetização dessa faixa etária”.

Leia também: MEC estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades [4]

O ministro afirmou que foi reforçada também a parceria com a Fundação Lemman, responsável pela tradução dos vídeos de Khan para o português e sua divulgação em 200 escolas no estado São Paulo. A intenção do ministério é levar os vídeos aos professores de escolas públicas em todo o país. Os vídeos apresentam de forma didática conteúdos de física, química, matemática e biologia. De acordo com o ministro, são áreas de deficiência de conhecimento. A intenção é que os vídeos sejam apresentados aos professores para que eles possam melhorar as aulas e, se quiserem, mostrar os vídeos aos alunos.

Nesta manhã, Salman Khan realizou seminário no Ministério da Educação (MEC) sobre a necessidade de rever o funcionamento do sistema educacional. O professor defende o uso de tecnologias, mas que elas não podem atrapalhar o contato entre as pessoas. “O tempo em classe deve ser usado para a interação”, disse em coletiva após reunião com a presidenta.

Os vídeos produzidos pela Khan Academy são gratuitos e possuem mais de 6 milhões de acessos mensais. As aulas tratam de diversos assuntos. Além de matemática, física, química e biologia, foram gravadas aulas sobre história e história da arte, ciências da computação e economia. Os vídeos foram traduzidos em dez idiomas, entre eles o português e podem ser acessados no Portal do Professor, no site do Ministério da Educação [5].

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário