O presidentedo Inep, Luiz Cláudio Costa, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falam sobre os últimos preparativos para o Enem

Imagem:

Compartilhar:

Corretores terão treinamento específico para avaliação da redação

Criado em 04/11/12 21h46 e atualizado em 04/11/12 21h55

Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Redação tem novos critérios de correção a partir de 2012 (Joana Rangel/ Creative Commons )

A partir de amanhã, os avaliadores que vão corrigir as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 receberão um treinamento com orientações específicas a partir do tema deste ano: Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, eles já tinham participado de cursos de formação, mas agora, depois da aplicação da prova, receberão uma nova capacitação mais específica em relação ao tema deste ano.

Tema da redação do Enem 2012 é imigração para o Brasil no século 21 [2]

“Ainda temos muito trabalho para frente, [divulgação do] gabarito, [correção das] redações”, disse o ministro ao fazer um balanço da edição 2012. Neste ano, o número de corretores foi ampliado em 40% para atender aos novos critérios de correção da redação. O texto será examinado por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, a redação será lida por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos. Será acionada ainda uma banca examinadora caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos.

Outra novidade deste ano é que os alunos poderão ter acesso ao espelho de correção da redação “para fins pedagógicos” - ou seja, o candidato não poderá recorrer da nota obtida, mas apenas saber por quais motivos recebeu aquela nota. De acordo com Mercadante, “nos próximos dias” serão divulgadas as orientações para os alunos que tenham interesse em acessar a correção. O procedimento se dará por meio eletrônico ou via Correios, somente para aqueles que o solicitarem.

Curta a página da EBC no Facebook e acompanhe a nossa cobertura do Enem [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário