Professores da rede pública serão premiados com uma viagem para participar do Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia.

Imagem:

Compartilhar:

Concurso estimula uso de tecnologias sociais na educação

Criado em 03/09/12 17h18 e atualizado em 04/09/12 10h53
Por Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais Fonte:Conteúdo Colaborativo

Concurso estimula uso de tecnologias sociais na educação
Professores da rede pública serão premiados com uma viagem para participar do Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia. (Fundação Banco do Brasil)

Professores da Educação Básica, vinculados à rede pública de todo o Brasil podem se inscrever no 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais. O concurso busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. Seis serão premiados com uma viagem para participar do Fórum Social Mundial 2013, do dia 23 a 28 de março, em Tunis, capital da Tunísia.
Além disso, serão selecionados 64 finalistas, que irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, com todas as despesas pagas pelo concurso. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu.

Muitos professores já utilizam tecnologias sociais (TS) em suas aulas e nem imaginam. As TS são soluções simples e de baixo custo. A diferença com a tecnologia convencional é que a social é desenvolvida com o envolvimento dos alunos, professores e comunidade, como os pais e vizinhos da escola. Outro aspecto das TS é que elas buscam o desenvolvimento local com transformação social. Livres de patentes, as TS podem ser reaplicadas em qualquer lugar. Entre as iniciativas premiadas nas edições anteriores estão: a construção de um forno solar, uma horta de ervas medicinais feita pelos alunos, professores e comunidade, a criação de uma moeda verde para troca de materiais recicláveis e um programa de inclusão de crianças surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao FSM de Belém (PA) em janeiro de 2009. Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.

Nas duas primeiras edições eram premiados cinco educadores que atuam em escolas públicas, um de cada região do País (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste). Neste ano, foi criada mais uma categoria para professores de institutos federais, além das regionais, totalizando seis vencedores.

O concurso é realizado pela Fundação Banco do Brasil com apoio da Revista Fórum. Para se inscrever e saber mais, acesse: www.aprenderensinarts.com.br [2]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário