Museu do Gonzagão é uma das atrações do Parque Aza Branca, em Exu (PE).

Imagem:

Compartilhar:

Parque Aza Branca apresenta vida e obra de Gonzagão durante todo o ano

Criado em 15/12/12 16h43 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

Exu, Pernambuco - A semana do Centenário de Luiz Gonzaga em Exu (PE) levou à região uma programação variada em torno da obra do Rei do Baião. Apresentações de grupos culturais, shows e oficinas foram algumas das atrações. Mas para quem pretende visitar a cidade natal do músico em outras épocas do ano, a dica é o Parque Aza Branca.

O Parque Aza Branca é o principal ponto turístico de Exu. Ele foi fundado pelo próprio Luiz Gonzaga. A Fazenda onde foi instalada a atração foi comprada por ele em 1972. Em 1982, o sanfoneiro volta a morar em Exu e elege o Parque como moradia definitiva.

Veja galeria de fotos do Parque Aza Branca:

Entre os destaques do espaço estão a Casa do Baião – onde morou Luiz – com todos os móveis e utilitários do jeito que deixou e um grande acervo fotográfico; o museu propriamente dito, com acervo fonográfico, troféus e presentes que recebeu; a casa de seu pai, Januário, que morou e morreu no local; duas pousadas nas quais Gonzaga recebia os visitantes; o mausoléu onde estão enterrados o sanfoneiro e sua mulher, Helena; e um palco para apresentações.

A coordenadora da ONG Aza Branca, Clemilce Cardoso Parente, explica o significado desse conjunto cultural. “Se esse não for o lugar mais importante de todo o Pernambuco, é do exuense, é do sertão”, diz.

Assista abaixo a entrevista exclusiva que Clemilce concedeu ao Portal EBC:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  luiz gonzaga [9], gonzagão [10], Gonzaga [11], parque [12], Aza Branca [13], Fazenda [14], sanfoneiro [15], sanfona [16], acordeon [17], Clemilce Cardoso Parente [18], Clemilce [19], coordenadora [20], atrações [21], cultural [22], baião [23], rei do baião [24], Cultura [1], música [25], Exu [26], EBC [27], #Gonzaga100 [28]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário