Quatro milhões de pessoas deverão acompanhar a nona edição da Virada Cultural

Imagem:

Compartilhar:

Virada Cultural de São Paulo terá 1,5 mil atrações em 24 horas de programação

Criado em 16/06/15 16h21 e atualizado em 19/06/15 18h07
Por Portal EBC

Brasília - A Virada Cultural de São Paulo 2015 inicia sua programação neste sábado (20) às 18h e segue até as 18h de domingo (21). O evento, que oferece programação gratuita durante 24 horas, acontece em várias regiões da cidade de São Paulo.

Por meio das unidades do Centro Cultural Unificado (CEUs) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento será realizado em diferentes regiões da capital paulista, como os Bairros Campo Limpo, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulist, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Jaraguá, Santana, Belém, Pinheiros, Interlagos e Pompéia.

Entre as principais atrações estãoo músico e compositor Caetano Veloso que se apresenta no encerramento do evento no palco Júlio Prestes no domingo (21) às 18h com a performance de seu último disco, Abraçaço. O Teatro Municipal terá apresentação do trio Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e Nenê.

Na região da Paulista acontecerão apresentações de grupos do cenário independente. No Vale do Anhangabaú, se apresentarão expoentes da música negra, como a cantora Sandra de Sá e o rapper Dexter. Nomes como Lenine, Carlos Dafé, Nando Reis e Fábio Jr também estão na programação do evento.  Confira a programação completa aqui [2].

Acessibilidade

A Virada  traz este ano 35 atrações especiais com acessibilidade. Serão 33 atividades com libras (incluindo o encerramento), uma com audiodescrição e uma sessão com vários filmes para crianças com e sem autismo, que recebe cuidados como luz acesa, som em menor volume e monitores.

Perfil do público e turistas

A última pesquisa feita pelo Observatório de Turismo e Eventos na Virada Cultural de 2013 revelou que o perfil do público que é composto principalmente por pessoas com idade de 18 a 24 anos.

Viradinha

O público infantil tem programação específica no evento. A “Viradinha” se concentra no entorno da Praça Rotary, onde se localiza a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. A atração reúne atividades para toda a família, como oficinas de produtos recicláveis, horta, grafiti, brincadeiras e shows de grupos como Palavra Cantada, além de espaço de dança e bate-papo para mães. Nos CEUs também haverá programação voltada ao público infantil, incluindo contação de histórias, teatro e espetáculos circenses

Arraial da Inezita Barroso

A abertura da Virada Cultural 2015 será na Praça da República com o Arraial da Inezita Barroso, que homenageia a cantora, compositora e pesquisadora cultural popular que morreu em março deste ano. Celebrando a música caipira e de raiz, o palco recebe a abertura oficial da virada, feita pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo maestro Rui Torneze. A dupla mineira Zé Mulato e Cassiano, os paulistas Pedro Bento e Zé Estrada e os grupos Matuto Moderno – acompanhado do violeiro índio Cachoeira – e Os Favoritos da Catira se apresentam no local. No arraial também serão oferecidas comidas típicas das festas juninas.

Jovem Guarda

Em outro palco, na Avenida São João, as homenagens serão para os 50 anos da Jovem Guarda, símbolo do rock nacional que influenciou a música, a moda e o comportamento da juventude das décadas de 1960 e 1970. Neste palco os shows ocorrerão 24 horas, com Jerry Adriani, Leno e Lilian, Golden Boys, Paulo Cesar Barros, Martinha, Vanusa, Wanderléa e Erasmo Carlos.

Alimentação

 Na Praça Roosevelt haverá um espaço onde os restaurantes apresentam suas receitas de galinhada, conhecido como Galinhódromo. Na região da Luz, os bike foods trarão comidas brasileiras, peruana, japonesa, vegetariana, cachorro quente, paletas mexicanas, bolos e waffles, entre outras. No Largo São Francisco estará a feira gastronômica Chefs na Rua.

Piano na Praça

Na Praça Dom José Gaspar haverá o projeto Piano na Praça, com Nelson Ayres, Clara Sverner e Adilson Godoy, que tocam desde músicas eruditas até populares. No palco da Praça Júlio Prestes, a cantora Margareth Menezes se apresentará às 21h, com uma homenagem aos 30 anos do axé. O cantor Fábio Jr. cantará às 3h. No domingo (21), às 15h, o rapper Emicida comanda uma apresentação com diversos convidados.

O Bandido da Luz Vermelha

No sábado, às 22h, a TV Brasil exibe, na ​Rua do Ouvidor, o filme "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla. O longa será exibido simultaneamente na tela da TV Brasil, mas só o público da Virada terá a chance de acompanhar ao vivo a execução da trilha do filme por Roberto Luna. O que a equipe de reportagem da emissora irá mostrar diretamente do local.

Primeiro filme de Sganzerla, a trama policial conquistou diversos prêmios no Festival de Brasília em 1969: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem e Melhor Figurino. Considerado um clássico do cinema marginal, traça um panorama atemporal do Brasil através da trajetória de um foragido da polícia em crise de identidade.

O diretor Rogério Sganzerla mescla diversas referências como Orson Welles, Jean-Luc Godard e Jimi Hendrix. Temas como policial noir, chanchada, história em quadrinhos, terrorismo, miséria, corrupção política e desespero compõem um painel apocalíptico do país.

Cobertura especial

A TV Brasil terá três carros link que farão a transmissão ao vivo de trechos das atrações dos palcos São João (shows da Jovem Guarda), República (Arraial da Inezita Barroso) e São Francisco (Sessão TV Brasil), no sábado; e nos palcos Júlio Prestes (Shows do Emicida e Caetano Veloso), São João (shows da Jovem Guarda) e Theatro Municipal (show do Ira!), no domingo.

Além disso, duas outras equipes de reportagem trarão informações dos diversos palcos montados na cidade. A emissora fará boletins informativos ao longo da sua programação, permitindo que todo o Brasil participe de parte desta festa, que terá entre as atrações Nando Reis, Hermeto Pascoal, Lenine, Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Sandra de Sá, Erasmo Carlos, Wanderléa entre outros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário