Grupos maranhenses recebem nesta quinta-feira (30/8) o título de Patrimônio Cultural Brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os sotaques do Bumba-meu-boi

Criado em 11/06/15 10h52 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Repórter Maranhão Fonte:TV Brasil [2]

No Maranhão, o Bumba-meu-boi é a principal atração dos festejos juninos. 

Os grupos de Boi do Maranhão são divididos em sotaques (estilos, formas e expressões). Entre os sotaques estão: Sotaque de Matraca, Sotaque de Zabumba, Sotaque de Orquestra, Sotaque da Baixada, Sotaque de Costa-de-Mão. 

Assista a série “Sotaques do Bumba-meu-boi”, do Repórter Maranhão [2], da TV Brasil [3]

Sotaque de Matraca

Vindo de São Luís, tem como principal instrumento a matraca, dois pedaços de madeira e o pandeiro rústico. O sotaque de Matraca tem um ritmo frenético e contagiante.  

Sotaque de Zabumba

O sotaque de zabumba, é marcado pela presença da percussão rústica e cadenciada. Usam roupas aveludadas, saias bordadas e chapéus com fitas. Teve sua origem na região de Guimarães e arredores.

Sotaque de Orquestra

Tem origem na região de Munim. Utiliza instrumentos de sopro e corda. Os participantes usam trajes de veludo com bordados e miçangas. 

Sotaque da Baixada

Tem o som mais leve e suave, com pandeiros e matracas. As roupas vem com penas e bordados em base de veludo e chapéus de fitas. O Cazumba, bicho e homem são personagens característicos desse sotaque. 

Sotaque Costa de Mão 

Tem origem na região de Cururupu, tem um ritmo cadenciado ao som de pandeiros tocados com as costas da mão, caixas e maracás. As roupas também têm bordados em calças e casacos e seus chapéus em cogumelo funil são adornados com flores.

Tags:  Maranhão [5], Cultura [1], festejo [6], bumba-meu-boi [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário