Compartilhar:

Boi Garantido abre o Festival Folclórico de Parintins

Criado em 26/06/15 18h34 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Graziele Bezerra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

O Festival de Parintins, a maior festa do folclore da Amazônia, completa 50 anos. Até domingo (28), cerca de 60 mil pessoas deverão passar pelo Centro Cultural Amazonino Mendes, o Bumbódromo, segundo o governo do Amazonas. A disputa entre dois bois – o Garantido, na cor vermelha, e o Caprichoso, azul, – movimenta a cidade de Parintins, cuja a população se divide para torcer pelo seu boi preferido.

Parintins vive a expectativa para saber o nome do boi vencedor [3]

É o caso da vendedora Cristiane Rodrigues Ferreira, de 35 anos, torcedora do Caprichoso. Ela foi a primeira a chegar à fila do lado azul do Bumbódromo. “É amor ao Caprichoso. Todos os anos ficamos na fila. Aí, este ano eu disse: quero ser a primeira da fila. Toda vez eu sou uma das primeiras, não era a primeira, e este ano eu falei: vou ser a primeira. Primeiro dia, a primeira da fila.”

No lado vermelho da arena, a manauara Karla Souza, de 21 anos, apaixonada pelo Garantido, declara seu amor ao boi.  “Sou Garantido desde a barriga da minha mãe. Quando ela engravidou de mim, descobriu em Parintins. Vim quando criança e sempre sonhei em voltar para ver meu boi”. Karla passou dez anos sem ir a Parintins. Moradora de Manaus, ela disse que não poderia deixar de participar da festa de 50 anos do festival. Para isso, viajou mais de 12 horas de barco.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Locomoção em Parintins

Do lado de fora do Bumbódromo, os técnicos do Caprichoso e do Garantido dão os últimos retoques nas alegorias dos bois, e pelas ruas de Parintins a movimentação é intensa. Desde cedo, os vendedores ambulantes montam suas barracas de comidas, bebidas e artesanatos. Os torcedores dos bois colorem as ruas de vermelho e azul. Todo mundo usa a criatividade para ficar mais bonito na festa, principalmente as mulheres que não abrem mão dos adereços, colares, brincos e cocares na cor do seu boi favorito.

As apresentações começam às 20h. Os portões Bumbódromo abriram às 15h, horário local (16h em Brasília). O Boi Garantido, na cor vermelha, cantando sobre a criação e a celebração da vida na floresta, abre o primeiro dia do festival na noite de hoje, que será encerrado pelo Caprichoso.

O vice-presidente da associação folclórica, Fábio Cardoso, comemora a ordem de apresentação. Segundo ele, ser o primeiro a entrar na arena tem uma certa vantagem. “O Garantido é muito grande, então tem um tempo maior para se preparar para entrar. Quando você é segundo, só tem apenas 30 minutos. Então, por uma questão estratégica, estrutural, a gente entende que iniciar o processo é melhor.”

O Caprichoso tem a expectativa de conquistar o campeonato deste ano, depois de duas derrotas consecutivas. Segundo Rossy Amoedo, vice-presidente do boi, os integrantes estão preparados para uma grande apresentação no Bumbódromo. “O Caprichoso está preparado. Nós estamos no caminho certo, nós estamos unidos. O título é uma consequência”.

O Garantido, 30 vezes campeão do festival, de acordo com os poucos registros oficiais, nasceu de uma promessa feita por Lindolfo Monteverde, fundador do boi, a São João Batista. Sofrendo de uma grave doença, ele disse que se ficasse curado faria anualmente uma festa de boi em homenagem ao santo.  O nome Garantido surgiu durante as disputas de rua entre os bois, muito comuns antigamente. Nos embates físicos, a cabeça do boi contrário sempre caía, mas era garantido que a cabeça do boi vermelho continuava firme.

Alegorias de fora do bumbódromo onde é realizado o Festival Folclórico de Parintins (Graziele Bezerra/Agência Brasil)

As alegorias estão sendo levadas para o Bumbódromo, onde, esta noite, ocorrerá a abertura do Festival Folclórico de ParintinsGraziele Bezerra/Agência Brasil

Quando o tambor do Caprichoso rufa, o coração da amazonense Odineia Andrade acelera. Aos 74 anos, 40 deles dedicados exclusivamente ao boi azul, ela é conhecida como a “mãe do Caprichoso”. “Ele já morou na minha casa, oito anos consecutivos, e eu cuidando dele com todo carinho. É um boi que despertou algo dentro de mim, e eu não sei explicar o que eu sinto por ele”, disse. Segundo Odineia, o Caprichoso nasceu em outubro de 1913, do desejo de prosperidade dos irmãos Cid, que deixaram o Ceará para trabalhar na extração da borracha no Amazonas.  É exatamente essa Amazônia da esperança que o boi azul vai apresentar no Bumbódromo na noite de hoje.

Segundo o governo amazonense, o investimento na festa dos bois Garantido e Caprichoso foi da ordem de R$ 9 milhões. A verba foi destinada às apresentações, operacionalização e logística dos jurados, iluminação e sonorização da arena.

A partir das 21h, a Rádio Nacional de Brasília transmite o Festival Folclórico de Parintins.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário