Homem lê um livro na plataforma de uma estação de metrô enquanto um trem passa

Imagem:

Compartilhar:

Para incentivar leitura, projeto registra pessoas e seus livros no metrô de São Paulo

Criado em 30/03/15 11h27 e atualizado em 30/03/15 11h55
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Em tempos de tecnologia à palma da mão, quem ainda prefere os bons e velhos livros de papel chama a atenção por onde anda. E foi prestando atenção em quem aproveita o tempo de trajeto do metrô para ler que quatro amigos criaram o projeto "Tem mais gente lendo" [2], no qual mostram pessoas e seus livros para festejar, cultuar e apoiar o gesto da leitura nos espaços públicos.

A ideia sugiu há cerca de dois anos, quando o jornalista Sérgio Miguez criou a hashtag #temmaisgentelendo. E no início de 2014, o também jornalista Hamilton dos Santos passou a fotografar as pessoas que observava nos vagões do metrô de São Paulo. "Comecei a ver naquilo um fenômeno que ia na contramão das previsões de que o livro físico estava condenado e dando seus últimos suspiros", lembra.

Tem mais gente lendo 1
Projeto registra pessoas que aproveitam tempo no metrô para ler. Imagem: Tem mais gente lendo/Facebook

Hamilton conta que costuma ler alguns capítulos e fragmentos digitais pelo smartphone, no entanto, com o tempo está passando a se dedicar a fotografar as pessoas em seus momentos de leitura. Ele tem a preocupação de buscar não identificar as pessoas em suas fotos, devido aos direitos de imagem de cada um. "Avisamos no blog que se a pessoa não quiser, retiramos a foto. Com o crescimento do projeto, passaremos a andar com um formulário de autorização de uso de imagem", planeja. 

A ideia é que o "Tem mais gente lendo" se torne cada vez mais colaborativo; com imagens enviadas por pessoas que usam o transporte público. "As pessoas estão mandando fotos e essa era mesmo a ideia. Mandam fotos muito boas. Já publciamos algumas e vamos continaur publciando na timeline da página", celebra Santos. 

O projeto é semelhante ao Underground New York Public Library [3], que também registra leitores no transporte público de Nova York. A iniciativa criada por Ourit Ben-Haim existe desde 2008 e já teve mais de 56 mil curtidas em sua página do Facebook. No blog, Hamilton também publicou uma entrevista com o fotógrafo holandês Reinier Gerritsen, autor da série intitulada "The Last Book" [4] (O Último Livro), na qual ele reuniu retratos de passageiros lendo livros no metrô da cidade norte-americana.

O vídeo abaixo mostra algumas das imagens já captadas pelo "Tem mais gente lendo". Assista:

Tags:  livors [7], leitura [8], incentivo à leitura [9], metrô [10], livros digitais [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário