Bloco de rua Cordão da Bola Preta desfila no carnaval do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Carnaval 2015: conheça os principais blocos de rua do Rio de Janeiro

Criado em 06/01/15 10h07 e atualizado em 22/01/15 10h26
Por Portal EBC*

O carnaval do Rio de Janeiro mundialmente é conhecido pelo desfile das escolas de samba, mas os blocos de rua também atraem milhares de foliões. Eles surgiram no século XIX, unindo características dos ranchos e dos cordões - festas carnavalescas - e abrindo espaço para o surgimento das agremiações.

Confira galeria de imagens de blocos do Rio de Janeiro



Leia também:
Blocos abrem carnaval não oficial do Rio e protestam contra excesso de regras [5]

Cordão do Bola Preta

O bloco mais antigo [6] da capital carioca surgiu em 1918 e desfila na Avenida Rio Branco nos sábados de carnaval e na sexta anterior. O bloco tem um hino bastante conhecido: a Marcha do Cordão da Bola Preta.
Quando: sábado (14/2)
Concentração: Avenida Presidente Antônio Carlos

Banda de Ipanema

Em 1965, a Banda de Ipanema criou forma e saiu nas ruas um ano após o Golpe Militar. Ficou caracterizada pelos integrantes que fingiam tocar instrumentos e usavam terno, além das críticas sobre o momento político do país. A concentração acontece na Rua Jangadeiros, em Ipanema, nos sábados de carnaval.
Quando: sábado (14/2)
Concontração: Rua Jangadeiros (Ipanema)

Cacique de Ramos

Outro bloco tradicional, o Cacique de Ramos [7] foi fundado em 1961 e é conhecido por revelar artistas de renome no samba, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e o grupo Fundo de Quintal. Além disso, tem como madrinha a sambista Beth Carvalho. Os desfiles ocorrem nos domingos, segundas e terças de carnaval na Avenida Rio Branco.
Quando: Domingo (15/2), segunda (16/2) e terça (17/2)
Concentração: Avenida Rio Branco

Simpatia é Quase Amor

Em meio às Diretas Já, no ano de 1965, surgiu o Bloco Simpatia é Quase Amor [8]. Cacterizado pelas cores amarelo e lilás e pelo grito de guerra "Alô, burguesia de Ipanema!", é um sucesso desde seu primeiro desfile e, hoje, arrasta mais de 120 mil foliões por ano. O ponto de encontro é em Ipanema, na Praça General Osório, no sábado anterior ao carnaval e no domingo carnavalesco.
Quando: sábado (31/1) e (15/2)
Concentração: Praça General Osório (Ipanema)

Suvaco do Cristo

O bloco tradicional [9] surgiu em 1985 no bairro do Jardim Botânico e, em 2006, foi fundado o Suvaquinho, direcionado às crianças - a maioria do Santa Marta. Os foliões se encontram na Rua Jardim Botânico, uma semana antes do carnaval.
Quando: Uma semana antes do carnaval
Concentração: Rua Jardim Botânico

Bloco das Carmelitas

Seis anos depois, em 1991, o Bloco das Carmelitas [10] saiu nas ruas de Santa Teresa em homenagem ao convento do bairro. Por isso, os componentes da agremiação usam um véu parecido com o das freiras. Normalmente, os desfiles acontecem no início das festas e na terça de carnaval. A concentração é na Rua Almirante Alexandrino, nas Ladeiras de Santa Teresa.
Quando: terça-feira (17/2)
Concentração: Rua Almirante Alexandrino

*Colaborou Ana Freire

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário