Francesc Escribano é autor do livro que deu origem ao filme “Descalço sobre a Terra Vermelha”

Imagem:

Compartilhar:

Francesc Escribano destaca a aceitação do filme sobre Dom Pedro Casaldáliga

Criado em 12/12/14 18h23 e atualizado em 12/12/14 18h21
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Autor do livro que deu origem ao filme “Descalço sobre a Terra Vermelha [2]”, o escritor catalão Francesc Escribano destaca a aceitação que a adaptação audiovisual teve em várias partes do mundo. “Diferentes culturas se emocionam”, afirmou em entrevista concedida a Rodrigo Soprana, diretor do programa Ver TV, da TV Brasil, ao comentar os prêmios conquistados em festivais na Europa, Ásia e América do Norte. O filme vai ser exibido em formato de minissérie na TV Brasil a partir deste sábado, 13, às 21h30.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em três episódios, com 52 minutos, sempre aos sábados, “Descalço sobre a Terra Vermelha” mostra a vida do bispo emérito de São Félix do Araguaia, o catalão Dom Pedro Casaldáliga, e seu trabalho junto às populações indígenas do Mato Grosso e contra o trabalho escravo na região centro-oeste brasileira. Dom Pedro chegou ao Brasil em 1968 e lutou contra a Ditadura Militar.

A ideia de contar a trajetória de Dom Pedro Casaldáliga surgiu quando, em 1985, o então repórter da TV pública catalã Francesc Escribano veio ao Brasil buscar histórias relacionadas ao seu país. Ele fez a reportagem e ficou “impressionado com a situação do Brasil” e como Dom Pedro havia lidado com aquela realidade. Em 1998 saiu o livro e, anos mais tarde, o primeiro roteiro do filme. “Explicar a luta que vocês, brasileiros, fizeram durante todos esses anos, acho que é o mais importante do filme”, conta o escritor.

Coprodução

Dirigido pelo cineasta catalão Oriol Ferrer, “Descalço sobre a Terra Vermelha” é resultado da coprodução entre a TV Brasil, a espanhola TVE, a catalã TV3, a brasileira Raiz Produções e a Minoria Absoluta, produtora espanhola. O espanhol Eduard Fernández atua no papel do bispo Casaldáliga. A minissérie tem ainda a participação de atores brasileiros como Babu Santana, Eduardo Magalhães e a atriz Cristina Lago.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário