Público na pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, no Centro Comunitário de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso.

Imagem:

Compartilhar:

Filme sobre Pedro Casaldáliga volta ser exibido em São Félix do Araguaia

Criado em 04/12/14 00h58 e atualizado em 04/12/14 14h56
Por Michèlle Canes - Enviada especial da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

Pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, no Centro Comunitário de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso
Público na pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, no Centro Comunitário de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. (Wilson Dias/Agência Brasil)

O filme Descalço sobre a Terra Vermelha, que conta a história de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, voltou a ser exibido na noite de hoje (3) no centro comunitário da cidade. Assim como ocorreu na noite de ontem (2), na pré-estreia, o centro foi completamente ocupado por moradores da região que queriam conhecer um pouco da vida do religioso, reconhecido pela luta que travou em favor dos direitos das pessoas desfavorecidas e da população indígena.

Na entrada do espaço reservado para a exibição, quem chegava recebia um pacote de pipoca e suco de frutas. A primeira sessão começou às 18h. A professora aposentada Eva Caetano disse que gostou tanto do filme que voltou mais uma vez. “[O filme] trouxe um conhecimento do que aconteceu. Assisti duas vezes e se pudesse assistia mais. Vim de Água Boa só para esse evento”.

Leia também:

Figurantes se comovem ao assistir Descalço sobre a Terra Vermelha [3]

Filme sobre dom Pedro Casaldáliga emociona moradores de São Félix do Araguaia [4]

Jurani Dias é vigilante e mora na cidade. Chegou cedo para a sessão das 21h a fim de garantir um bom lugar e não perder nada, inclusive disse que atuou no filme como figurante.  “Eu estou ansioso. Primeiro para rever os colegas que participaram com a gente”. Ele disse que foi criado em São Félix e ficou feliz em saber que o filme também será mostrado em outros países. “Conheço a história de São Félix, conheço a história de dom Pedro. Achei interessante demais que do outro lado do mundo tem gente já de olho na gente aqui. Estamos na expectativa de sentar e assistir”.

O comerciante Valmo Rodrigues também veio para a segunda sessão da noite. Ele contou que conheceu dom Pedro antes mesmo dele se tornar bispo. “Quando o conheci, ele era padre. Estou curioso. Eu conheço a história de fato, presenciei. A vida dele é emocionante”.

A dona Antônia Araújo, que viu o filme na sessão das 18 horas, confessou que já havia assistido ao filme ontem e ficou emocionada. Hoje, segundo ela, não foi diferente. “Dom Pedro sofreu muito com os fazendeiros. Gostei muito do filme e vou assistir na televisão também”.

A população de São Félix terá a oportunidade de ver a obra até a próxima sexta-feira (5). As exibições ocorrem duas vezes ao dia: às 18h e às 21h. Nesta quinta-feira (4), a sessão das 18h receberá cerca de 300 estudantes da cidade. A das 21h foram distribuídas 100 entradas para os professores.  Descalço sobre a Terra Vermelha é uma coprodução da TV Brasil com a televisão espanhola TVE e a catalã TVC. A série poderá ser visto pelos telexpectadores da TV Brasil nos dias 13, 20 e 27 de dezembro, sempre às 21h30, horário de Brasília.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário