Teatro

Imagem:

Compartilhar:

Brasil será homenageado em festival de teatro em Bogotá

Criado em 01/04/14 20h46 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Começa na próxima sexta-feira (4) a 14ª edição do Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá (Fitb) tendo o Brasil como homenageado. Nesta condição, o país irá apresentar sete peças na capital colombiana, além de levar textos de outras 14 peças de autores brasileiros para serem dramatizadas por atores daquele país.

Leia mais notícias no Portal EBC [3]

Os brasileiros vão se juntar a mais de 3 mil artistas de 25 países. Feito a cada dois anos desde 1988, o Fitb já recebeu companhias de 50 países. A última edição teve um público de 2,8 milhões de pessoas. Para este ano, são esperados 3 milhões de espectadores.

O público terá a oportunidade de assistir Gonzagão - A Lenda, de João Falcão, que abrirá a programação, no dia 4; Maravilhoso, de Diogo Liberano; Till - A Saga de um Herói Morto, do grupo Galpão; O Jardim, de Leonardo Moreira; e Amores Surdos, de Grace Passô, além das montagens de Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, e de Dama do Mar, adaptação de Susan Sontag.

“Eu considero uma oportunidade excepcional na história do nosso teatro. Encenar sete peças em um festival considerado importantíssimo no mundo e levar 14 textos de autores brasileiros para encenação de atores locais é excepcional pra nós”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy, à Agência Brasil. Ela estará presente na abertura do festival. As cinco peças tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério das Relações Exteriores, enquanto as duas montagens são do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Além do intercâmbio cultural a que os artistas serão expostos, Marta também ressaltou a importância de mostrar outras faces da cultura brasileira. “Nesse ano de Copa do Mundo, nós temos que mostrar que além das belezas do samba, carnaval e futebol, temos também uma diversidade cultural muito grande. Podemos mostrar nossa complexidade, nossa diversidade dramática e permitir que nossos autores sejam conhecidos e conhecerem outros autores”.

Além do teatro, o Fitb apresenta mostras de dança, circo, música, dentre outras atrações que ocorrem simultaneamente nas salas e ruas de Bogotá. O festival promete mobilizar a cidade, ocupando 30 salas de teatro, 11 locais na cidade, três parques, além de trazer 70 eventos acadêmicos. Mestres de artes cênicas dos cinco continentes vão ministrar oficinas e conferências nos 17 dias de festival.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário