Anima Mundi 2013

Imagem:

Compartilhar:

Anima Mundi chega a São Paulo com mais de 500 produções de 53 países

Criado em 14/08/13 11h32 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Daniel Mello Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Anima Mundi 2013
Anima Mundi 2013 (Anima Mundi 2013/ Divulgação)

São Paulo - Além de ser uma oportunidade para conhecer filmes de animação de 53 países, o Festival Internacional de Animação do Brasil (Anima Mundi) – marca, com 21 anos de existência, a consolidação desse tipo de produção no Brasil. “Nesses 21 anos a gente viu a produção de curtas autorais crescer de um filme por ano para 300 filmes por ano. A gente viu uma indústria nascer no país, que agora já está consolidada. Já tem filmes brasileiros passando em canais infantis, não só no Brasil, mas em mais de 100 países”, conta o diretor da mostra, César Coelho.

Leia também:

Profissional do Anima Mundi dá dicas para quem deseja trabalhar com animação [3]

O festival, que começa hoje (14) e termina no próximo domingo (18) na capital paulista, traz 500 curtas-metragens e 13 longas para as salas do Cine Olido e do Espaço Itaú de Cinema. O Brasil, país com maior número de filmes na mostra, está representado com 106 produções, seguido pela França, com 80, e pela Alemanha e Estados Unidos, ambos com 30. Também podem ser vistas animações de lugares como o Irã, a Croácia, Cuba, a Ucrânia. Moldávia e Líbano participam pela primeira vez do festival.

Entre os longas que são exibidos no Anima Mundi, está Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, que recebeu o principal prêmio do Festival de Annecy, na França, o mais importante da animação. É a primeira vez que uma produção brasileira consegue esse reconhecimento. Para César Coelho, isso é um exemplo das conquistas da animação nacional. “Finalmente, estamos atingindo a última fronteira, a mais difícil, a mais sofisticada, que é a produção de longas-metragens”, destacou.

Coelho lembra que a criação da mostra foi justamente uma tentativa de reagir ao mau momento pelo qual o setor passava. “Como uma estratégia de sobrevivência. A projeção para o futuro era péssima. O cinema brasileiros estava muito ruim, a animação praticamente não existia”, conta. Problemas que foram superados, na avaliação do diretor, com a união dos artistas fomentada pelo evento.

“Várias discussões importantes com a indústria, com a televisão, com os órgãos governamentais foram desenvolvidas dentro do festival. A gente busca no exterior elementos importantes para trazer para o Brasil e enriquecer a nossa capacidade e conhecimento técnico”, explica.

Entre os destaques deste ano, está Feral, uma coprodução de Portugal e Estados Unidos. O filme, dirigido e animado por Daniel Sousa, conta a história de um menino selvagem que é levado da floresta para a civilização por um caçador. O filme ganhou o prêmio do juri profissional no Rio de Janeiro, onde a mostra foi exibida até o último domingo (11).

Aprovado para Adoção foi premiado na capital fluminense como melhor longa adulto. Na produção franco-belga, o cartunista Jung, entregue para adoção aos 5 anos, decide voltar à Coreia, sua terra natal, em busca da mãe biológica.

Há ainda sessões voltadas para o público infantil: as dubladas, para crianças de até 8 anos, e as legendadas para as mais velhas.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário