É no Dia de São joão que também se comemora o Dia do Bacamarteiro. A fim de celebrar a data, mais de 40 batalhões reuniram-se nesta segunda-feira (24) no Estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), para uma apresentação dessa manifestação popular nordestina

Imagem:

Compartilhar:

Bacamarteiros fazem espetáculo explosivo em Caruaru

Criado em 24/06/13 19h05 e atualizado em 24/06/13 19h20
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

É no Dia de São João que também se comemora o Dia do Bacamarteiro. A fim de celebrar a data, mais de 40 batalhões reuniram-se nesta segunda-feira (24) no Estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), para uma apresentação dessa manifestação popular nordestina.

O bacamarteiro é um atirador que usa uma arma conhecida como bacamarte para efetuar disparos de pólvora seca. Como não são utilizadas balas, a brincadeira é considerada segura e cria um espetáculo com muito barulho e fumaça. A música também não pode faltar. As apresentações são embaladas por forró pé-de-serra.

Um dos relatos que contam a origem do bacamarte remete à Guerra do Paraguai (1864), onde a arma era conhecida como granadeira. Ao longo dos anos, o aparato passou por transformações e virou folguedo e brincadeira junina, mas com presença garantida também em diversas outras datas festivas.

Os batalhões são regidos por sargentos e comandantes que controlam a cadência dos disparos. Cada grupo têm indumentárias e símbolos próprios, mas em geral eles vestem roupa de zuarte (algodão azul) ou fardas pretas, lenços e chapéus.
Em entrevista ao Portal EBC, o bacamarteiro João Saturnino explica a tradição. Ele, que integra o Batalhão 333 de Caruaru, fala sobre as regras e a história do costume, além do incentivo aos jovens.como maneira de perpetuar a cultura. Assista.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Confira um trecho das apresentações dos bacamarteiros em Caruaru

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  bacamarteiro [2], bacamarte [3], Caruaru [4], São João [5], tradição [6], Arma [7], pólvora [8], estádio [9], estádio lacerdão [10], joão saturnino [11], cultura popular [12], Nordeste [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário