Marta e Maria Madalena, de Caravaggio, um dos artistas que terão obras exibidas na exposição.

Imagem:

Compartilhar:

Obras-primas do acervo do Vaticano estarão expostas no Rio a partir de julho

Criado em 20/04/13 17h41 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Flávia Villela Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil [2]

Marta e Maria Madalena, de Caravaggio
Marta e Maria Madalena, de Caravaggio, um dos artistas que terão obras exibidas na exposição. (Cea. / Creative Commons)

Rio de Janeiro – O Museu Nacional de Belas Artes, na capital fluminense, vai abrigar de 9 de julho até o fim de outubro obras-primas da arte sacra do acervo do Vaticano. Dentre as obras estão algumas da sacristia secreta do Papa, informou hoje (20) a diretora do museu, Mônica Xexéo. “Serão 106 peças entre desenhos, gravuras e objetos. Vamos dialogar a questão da arte, como também a religiosa, criando esse contraponto entre arte e fé”, disse ela.

Obras de artistas consagrados como de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio também serão expostas na mostra. A abertura da exposição, que faz parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude 2013, está prevista para o dia 9 de julho e deve contar com a presenta da presidenta Dilma Rousseff, segundo Mônica. O papa Francisco também está sendo aguardado no museu. “Só saberemos dois ou três dias antes [quando] ele vai aparecer, mas ele fará, sim, uma visita ao museu e à exposição”.

A curadoria da mostra é do italiano Giovanni Morello, que foi diretor da Biblioteca do Vaticano e é especialista em arte sacra. Mônica explicou que a exposição estava originalmente prevista para ser inaugurada em junho, mas que devido a atrasos na chegada dos recursos necessários, foi adiada.

Edição: Tereza Barbosa

Tags:  arte [3], sacra [4], exposição [5], museu [6], belas artes [7], Vaticano [8], obras [9], artísticas [10], Rio de Janeiro [11], Papa [12], secreta [13], quadros [14], Pintura [15], Caravaggio [16], Leonardo [17], Da Vinci [18], Michelangelo [19], Agência Brasil [20], Cultura [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário