Cena do filme Guerra dos Mundos, de 1953

Imagem:

Compartilhar:

O fim do mundo sob o olhar do cinema

Criado em 18/12/12 18h30 e atualizado em 20/12/12 17h54
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Cena do filme Guerra dos Mundos, de 1953
Em Guerra dos mundos, de 1953, a Terra é invadida por alienígenas (Reprodução)

Epidemias, zumbis, colisões de corpos celestes com a Terra, vírus letais, invasões alienígenas, desastres ambientais. Já foram foram muitos os pontos de partida explorados pelos roteiristas de cinema para que o mundo, ou a vida como a conhecemos hoje, se extinguisse. O que não falta no repertório cinematográfico mundial é opção de filmes sobre o apocalipse, desde produções que acompanham acontecimentos que alteram os rumos da existência humana, até os títulos que apresentam cenários pós-apocalípticos, explorando as formas como os sobreviventes aprenderam a se virar em um contexto completamente novo.

Leia também:

Conhece músicas sobre o fim do mundo? Dê a sugestão pra Rádio Nacional FM Brasília [2]

À espera do fim do mundo, turistas lotam região onde viveram os maias [3]

21 de dezembro de 2012: por que o mundo (não) vai acabar no dia 21/12/12 [4]

Conheça previsões do fim do mundo que não deram certo [5]

Começou no dia 3 e vai até o 21 de dezembro em São Paulo a mostra Apocalipscine - O fim do mundo no cinema, que exibe gratuitamente no Cinusp Paulo Emílio algumas dessas produções. O Portal EBC também preparou uma seleção de  longas-metragens que retratam o fim do mundo. Confira!

O dia em que a Terra parou (1951) - Direção: Robert Wise - Com  Michael Rennie e Patricia Neal

Uma nave espacial aterrisa no planeta com um ultimato aos líderes da Terra: os seres humanos devem dar um fim às guerras e à proliferação de equipamento bélico, pela segurança de todos os planetas da galáxia. Em 2008, Scott Derrickson lançou uma refilmagem, com Keanu Reeves e Jennifer Connelly no elenco.

Guerra dos mundos (1953) - Direção: Byron Haskin - Com Gene Barry e Ann Robinson

Em 1898, H. G. Wells lançava um livro de ficção científica sobre a invasão da Terra por marcianos, que provocou pânico em 1938 ao ter uma adaptação transmitida no rádio pelo cineasta Orson Welles. O filme homônimo - que ganhou uma nova versão em 2005, dirigida por Steven Spielberg e estrelada por Tom Cruise - acompanha o decorrer dos acontecimentos.

Dr. Fantástico (1964) - Direção: Stanley Kubrick - Com Peter Sellers e George C. Scott

Um insano general norte-americano promove um ataque-surpresa à União Soviética, dando início ao holocausto nuclear. Apenas ele pode impedir que o conflito tome proporções ainda maiores e seja o estopim para uma nova guerra mundial.

A última esperança da Terra (1971) - Direção: Boris Sagal - Com Charlton Heston e Anthony Zerbe

Um cientista vive solitário em uma Nova Iorque arrasada por uma praga manipulada em laboratório, que dizimou grande parte dos seres humanos e transformou os sobreviventes contaminados em criaturas selvagens. A história foi refilmada pelo diretor Francis Lawrence e deu origem a Eu sou a lenda, de 2007, com Will Smith e Alice Braga.

Cena de O Exterminador do Futuro, de 1984
O planeta é dominado pelas máquinas em O exterminador do futuro (Reprodução)

O Exterminador do futuro (1984) - Direção: James Cameron - Com  Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton

Um supercomputador criado pela Defesa norte-americana sai do controle e inicia o extermínio dos seres humanos. Antes que o fim da humanidade esteja completo, um homem irá liderar uma rebelião contra as máquinas. Para evitar o levante, um ciborgue é enviado ao passado para matar a mãe do rapaz, antes que ele venha ao mundo.

Os 12 macacos (1995) - Direção: Terry Gilliam - Com Bruce Willis e Brad Pitt

Um presidiário aceita fazer uma viagem no tempo para encontrar mais informações sobre um vírus altamente mortal, que destruiu quase toda a humanidade. No entanto, ele é visto como louco no passado e precisa provar que sua teoria conspiratória é real.

O guia do mochileiro das galáxias (2005) - Direção: Garth Jennings - Com  Martin Freeman e Mos Def

É um péssimo dia para Arthur Dent (Martin Freeman). Para completar, ele descobre que seu amigo é um extraterrestre e que a Terra está prestes a ser destruída para dar lugar a uma nova autoestrada espacial. Sem poder impedir o apocalipse, ele pega carona em uma nave e passa a conhecer o universo.

Filhos da esperança (2006) - Direção: Alfonso Cuarón - Com Julianne Moore e Clive Owen

Ambientado em Londres, o filme apresenta uma sociedade futurista ameaçada pela infertilidade humana. Enquanto imigrantes buscam superar leis opressivas para ingressar na Inglaterra (último país a ainda possuir um governo), um funcionário público é encarregado de ajudar a única mulher de que se tem notícia há duas décadas a dar a luz em segurança e viabilizar a busca de uma cura.

Cloverfield - Monstro (2008) - Direção: Matt Reeves - Com Mike Vogel e Jessica Lucas

O ataque de assustadoras criaturas a Nova York é acompanhado por câmeras digitais de cidadãos comuns. Os personagens começam então uma fuga frenética enquanto veem a cidade ser destruída.

Cena de Melancolia, de 2011
Em Melancolia, um planeta ameaça colidir com a Terra (Reprodução)

Wall-E (2008) - Direção: Andrew Stanton

A animação se passa em um futuro distante no qual a população abandonou a Terra, que se tornou inabitável após séculos de descaso com o meio ambiente. Um pequeno robô é encarregado de limpar o lixo do planeta e embarca numa jornada que pode alterar o destino da humanidade.

A estrada (2009) - Direção: John Hillcoat - Com Viggo Mortensen e Charlize Theron

Após uma catástrofe natural, pai e filho vagam por um país devastado e sombrio, tentando chegar ao sul dos Estados Unidos para se abrigar no inverno. Enquanto alguns outros sobreviventes esperam apenas chegar a algum lugar, outros se agregam em gangues canibais que buscam combustível e alimento.

Melancolia (2011) - Direção: Lars von Trier - Com Kirsten Dunst e Kiefer Sutherland

A produção acompanha a preparação para o casamento de uma jovem, em uma festa suntuosa. O relacionamento entre a personagem e sua irmã e as convenções são desafiados por um planeta que ameaça colidir com a Terra.

Contágio (2011) - Direção: Steven Soderbergh - Com Matt Damon e Kate Winslet

Um vírus letal se espalha rapidamente, provocando pânico entre a população e dando início a uma corrida pela sobrevivência. Enquanto isso, a comunidade médica mundial busca uma cura para a epidemia.

Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012) - Direção: Lorene Scafaria - Com Steve Carell e Keira Knightley

Um homem é abandonado por sua esposa, apavorada pela descoberta de que um meteoro irá se chocar em breve com a Terra. Ao lado de sua vizinha e da inseparável coleção de vinis da jovem, ele decide passar seus últimos dias na estrada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [70] Fazer uma Reclamação [70] Fazer uma Elogio [70] Fazer uma Sugestão [70] Fazer uma Solicitação [70] Fazer uma Simplifique [70]

Deixe seu comentário