O escritor e cartunista Ziraldo é o homenageado da 28ª Feira do Livro de Brasília, que teve o tema "Leitura, Capital da Esperança".

Imagem:

Compartilhar:

Ziraldo completa 80 anos

Criado em 23/10/12 16h31 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Ziraldo
Ziraldo criou uma série de personagens queridos pelo público e foi um dos fundadores do jornal O Pasquim (Renato Araújo/ABr)

Se, quando menino, desenhava nas paredes de casa e nas calçadas, mais tarde seus traços começariam a ocupar espaços de muito mais destaque, das páginas do jornal O Pasquim às histórias do Menino Maluquinho. Hoje, prestes a completar 80 anos no dia 24 de outubro, Ziraldo [2] - numa junção dos nomes de seus pais, Zizinha e Geraldo - é reconhecido internacionalmente por seu trabalho como cartunista, escritor, pintor, quadrinista, jornalista, dramaturgo e caricaturista. 

“Ziraldo é uma máquina. Está sempre inventando alguma coisa e exerce uma agitação cultural muito importante no cenário brasileiro”, diz o escritor Affonso Romano de Sant’Anna. Já o cartunista Miguel Paiva diz que Ziraldo foi seu “pai artístico”. “Ziraldo teve uma importância muito grande na minha vida, porque comecei a trabalhar com ele. A principal característica de Ziraldo é o extremo entusiasmo que ele tem pela vida. A impressão é que a cada dia ele está descobrindo uma coisa nova, e o resultado é que ele tem hoje a mesma força criativa de antes. Quero ser o Ziraldo quando eu crescer”, diz Paiva.

Veja abaixo um depoimento de Ziraldo ao projeto Resistir é Preciso, do Instituto Vladimir Herzog. No registro, o artista fala sobre sua atuação no Pasquim, periódico do qual foi um dos fundadores.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Mineiro de Caratinga, Ziraldo teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, no jornal A Folha de Minas, onde viria a trabalhar alguns anos depois. O pai da Turma do Pererê e de personagens como The Supermãe e Jeremias, o Bom colaborou com as revistas A Cigarra, O Cruzeiro, GQ e Playboy e com o Jornal do Brasil, entre outros; viu suas criações se tornarem selos postais comemorativos; já teve livros publicados em diversos idiomas e foi homenageado por escolas de samba. Mas não parou por aí.

Seus personagens também ganharam o cinema, com os longas Menino Maluquinho - O Filme (1994), Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998), e  mais recentemente, Uma Professora Muito Maluquinha (2011). Os fãs também podem conferir a obra do artista na telinha, com as séries A Turma do Pererê [3], Um Menino Muito Maluquinho [4] e ABZ do Ziraldo [5] (sendo este apresentado pelo desenhista), todos em exibição pela TV Brasil.

No último dia 18, o programa Caminhos da Reportagem [6], da mesma emissora, exibiu uma entrevista gravada com Ziraldo em comemoração a seu aniversário, que você confere abaixo. Está disponível na rede ainda um vídeo com os bastidores [7] do episódio.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [42] Fazer uma Reclamação [42] Fazer uma Elogio [42] Fazer uma Sugestão [42] Fazer uma Solicitação [42] Fazer uma Simplifique [42]

Deixe seu comentário