w3cescuro.png

Imagem: Reprodução

Compartilhar:

Site da W3C escurece para simular navegação de uma pessoa cega

Criado em 03/12/15 15h19 e atualizado em 03/12/15 16h17
Por Leyberson Pedrosa* Fonte:Portal EBC

Você entra em um site e ele se encontra todo escuro. O que você faz? Se for um cego, vai abrir algum tipo de programa que lê os textos e continua a navegação utilizando os botões TAB do teclado.

Pensando em estender essa sensação a pessoas que enxergam, o Consórcio World Wide Web (W3C) transformou sua home page [2] em um ambiente totalmente escuro. Clique para experimentar [2].  É a 6ª vez que a W3C, uma comunidade internacional que desenvolve padrões com o objetivo de garantir o crescimento da web, realiza a ação A mudança é uma forma de lembrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que acontece nesta quinta-feira (3).

w3cescuro.png
Creative Commons - CC BY 3.0 - w3cescuro.png

Reprodução

A própria comunidade deixa claro que a navegação de uma pessoa cega é muito mais complexa do que simplesmente usar o TAB e softwares de leitura. Por isso, traz uma série de links com informações úteis para entender melhor esse universo e melhorar a acessibilidade do seu site. A gente reproduz aqui:

Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 [3]

*com informações da W3C [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário