Caminhos da Reportagem

Imagem:

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem mostra universo mítico dos indígenas e a sobrevivência no século 21

Criado em 14/07/15 11h50 e atualizado em 14/07/15 11h59
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil [2]

O Caminhos da Reportagem [3] foi a primeira equipe de jornalismo a gravar na aldeia dos Huni Kuin do Rio Jordão (AC). Mas os indígenas de uma parte distante do Acre já haviam visto uma câmera de vídeo, e alguns já sabiam captar e editar imagens. Com ONGs, pesquisadores do Jardim Botânico (RJ), editores de livro e estilistas de moda, os Huni Kuin estão deixando a sua história registrada em videogames, no “Livro da Cura”, em coleção de grifes de moda. E o que ganham com isso?

Para os que permanecem na aldeia, a troca de matéria-prima por instalação de energia solar e tecnologia é suficiente para fechar negócio com o homem branco. Já os indígenas que saem para estudar fora da aldeia consideram que o maior problema está na falta de uma lei que proteja a arte das etnias.

Vulneráveis à sedução do homem branco, os indígenas do Acre temem o esquecimento das tradições e, ao mesmo tempo, a impossibilidade da sobrevivência das aldeias, sempre na mira de agricultores, empreiteiros e empresários espertinhos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário