Parentes denunciam à Anistia Internacional série de desaparecimento de jovens negros no estado da Bahia. Na foto, Antônio Borges pai de Jackson Antonio Souza de Carvalho, morto em Itacaré

Imagem:

Compartilhar:

Estudo mostra que jovens negros são maiores vítimas da violência

Criado em 05/02/15 11h29 e atualizado em 05/02/15 12h02
Por Graziele Bezerra Fonte:Radioagência Nacional [2]

No Brasil, a cada 100 mil jovens, três correm o risco de serem assassinados até 2019. O número equivale a 42 mil adolescentes com faixa etária entre 12 e 18 anos.

Os dados são do Índice de Homicídios na Adolescência, estudo produzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Unicef, o Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Rio de Janeiro.

Confira áudio no player abaixo:

 

Creative Commons - CC BY 3.0 - estudo_mostra_que_jovens_negros_-_sao_maiores_vitimas_da_violencia.mp3

 

Entre as capitais do Norte brasileiro, Belém, no Pará, ocupa o quinto lugar na lista em que mais jovens podem ser mortos antes do 19º aniversário.

Neste cenário, o índice destaca também o município de Marituba, na região metropolitana da capital paraense, que apresenta riscos três vezes maiores que a média nacional.

De acordo com Raquel Willadino, coordenadora da pesquisa, e diretora do Observatório de Favelas, adolescentes negros são os alvos mais fáceis da violência.

Alagoas é o estado brasileiro com maior índice homicídios na adolescência: são 8,82 jovens a cada 100 mil. O menor número fica com Santa Catarina, com 1,14 a cada grupo de cem mil. 

Tags:  Cidadania [1], violência [3], jovens negros [4], jovens [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário