Os participantes da 4ª Marcha Nacional contra a Homofobia fizeram o ato para lembrar as estatísticas de assassinatos contra homossexuais no Brasil.

Imagem:

Compartilhar:

Homofobia gera um assassinato a cada 28 horas no Brasil

Criado em 16/05/14 19h36 e atualizado em 17/05/14 11h10
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC*

4ª Marcha Nacional contra a Homofobia
Os participantes da 4ª Marcha Nacional contra a Homofobia fizeram o ato para lembrar as estatísticas de assassinatos contra homossexuais no Brasil. (Antonio Cruz/ Agência Brasil )

No Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado neste sábado (17), o Brasil se depara com a violenta realidade que atinge esses grupos. Entre 2013 e 2014, foram documentados 312 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, de acordo com relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Os números representam um assassinato a cada 28 horas. E o ano de 2014 começa ainda mais violento: só em janeiro foram assassinados 42 homossexuais, um a cada 18 horas.

Ao longo dos anos:

Em 2012, a cada 33 horas um homossexual é assassinado no país [2]

Brasil teve 6.809 denúncias de homofobia em 2011 [3]

Com isso, o Brasil continua sendo o campeão mundial de crimes homo-transfóbicos, segundo agências internacionais,  concentrando quatro quintos (4/5) de todas execuções do planeta, sendo que  40% dos assassinatos de transexuais e travestis no ano passado foram cometidos no Brasil.

Os estados que lideram a violência são Pernambuco e São Paulo, onde mais vítimas foram assassinadas. Já os estados de Roraima e Mato Grosso são considerados os mais perigosos para esse segmento. Manaus e Cuiabá foram as capitais onde registraram-se mais crimes homofóbicos.

Quando as regiões são analisadas, o Nordeste é a mais violenta, com 43% de homocídios. Os estados menos violentos foram o Acre, sem notificação de mortes de homossexuais nos últimos três anos, seguido do Amapá e do Espirito Santo, respectivamente com 1 e 2 ocorrências.

Veja o mapa dos assassinatos de homossexuais no Brasil em 2013/2014, com dados compilados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Clique nas cidades para ver o número de vítimas ou consulte as informações por estado:


Visualizar MAPA DOS HOMOCÍDIOS NO BRASIL – 2013 [4] em um mapa maior

O maior número de vítimas desses homicídios são os gays masculinos, com 59% dos casos; travestis representam 35%, lésbicas 4%. Bissexuais também constam na lista, representando 1%.

O levantamento de mortes inclui 10 suicidas gays que tiveram como motivo de seu desespero não suportar a pressão homofóbica, como aconteceu com um jovem de 16 anos, de São Luís, que se enforcou dentro do apartamento.

Nos Estados Unidos (cuja população tem cerca de100 milhões de habitantes a mais que o Brasil), foram registrados 16 assassinatos de transexuais em 2013, enquanto aqui foram executadas 108 “trans”.

* Com informações do relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário