Sala com os arquivos do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) de São Paulo que estão sendo digitalizados e disponibilizados na Internet

Imagem:

Compartilhar:

Comissão Nacional da Verdade completa um ano de atuação. Confira linha do tempo

Criado em 13/05/13 15h59 e atualizado em 13/05/13 19h28
Por Portal EBC

Brasília - A Comissão Nacional da Verdade [2] completa um ano de atividades na próxima quinta-feira (16). A lei que criou a Comissão foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff  ainda em novembro de 2011, mas só em 2012 começaram de fato os trabalhos do grupo que  investiga as violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro entre 1946 e 1988, especialmente no período da Ditadura Militar (1964-1988).

A Comissão foi instalada oficialmente pela presidenta Dilma em 16 de maio de 2012, quando  foram empossados no Palácio do Planalto José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça), Gilson Dipp (ministro do Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República), Paulo Sérgio Pinheiro (diplomata), Maria Rita Kehl (psicanalista) e José Paulo Cavalcanti Filho (jurista).

Durante o primeiro ano de mandato, a Comissão da Verdade realizou uma série de audiências públicas pelo país e algumas reuniões fechadas. O Portal EBC destaca alguns depoimentos colhidos pela Comissão em diferentes regiões do Brasil.

Confira linha do tempo interativa com depoimentos colhidos pela Comissão da Verdade

O regimento interno da CNV prevê o revezamento de membros na coordenação das atividades a cada três meses, com exceção do primeiro coordenador, Gilson Dipp, que deveria permanecer por 6 meses no cargo. O ministro do Superior Tribunal de Justiça ficou afastado das atividades para tratamento médico, o que o levou a pedir o desligamento da Comissão em abril deste ano. Em novembro de 2012 a coordenação da CNV passou a ser exercida por Cláudio Fonteles. Paulo Sérgio Pinheiro assumiu o comando dos trabalhos em fevereiro deste ano e passa o bastão para Rosa Cardoso, que fica à frente do grupo para o próximo trimestre.

Assista em vídeo: sociedade civil apresenta propostas à Comissão Nacional da Verdade

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário