Militantes do movimento gay apontam para a necessidade urgente da aprovação de uma lei federal que criminalize a homofobia

Imagem:

Compartilhar:

Ministra pede aprovação de lei para criminalização da homofobia

Criado em 05/03/13 13h31 e atualizado em 05/03/13 16h33
Por Thiago Pimenta Fonte:Portal EBC

Ministras participam de audiência pública no Senado sobre os direitos humanos das mulheres
Brasília – Participam da audiência as ministras da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci (Antonio Cruz/ABr)

A ministras Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República [2], Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres [3]; e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial [4] participaram nesta terça-feira (5) de uma audiência pública no Senado Federal [5] para discutir ações do governo na área de direitos humanos, especialmente os das mulheres. Maria do Rosário pediu ao senadores que votem em projeto para criminalização da homofobia: "Precisamos retirar a comunidade LGBT da invisibilidade", alertou a ministra.

De acordo com a Seppir, a parceria com o Senado rendeu produtos como a pesquisa de opinião pública sobre mortalidade da juventude negra. Além disso, a ministra Luiza Bairros também destacou a política de cotas no ensino superior como um dos temas a serem contemplados pelo Senado Federal.

De acordo com a Agência Senado [6], a audiência pública vai inaugurar os trabalhos de 2013 da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Além disso, de acordo com o Jornal do Senado [7], cinco mulheres que atuam nas áreas de assistência social, direitos femininos, saúde e educação receberão casa legislativa o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.  As homenageadas serão a deputada federal Jô Moraes (PcdoB-MG); a educadora Adélia Moreira Pessoa; as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres; e a missionária Luzia Santiago.

O prêmio Bertha Lutz leva o nome de uma das mulheres que mais se destacaram na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Seus esforços conduziram à aprovação da lei que deu às mulheres direito de votar e de serem votadas.

Confira a galeria de imagens do evento:

 
 
 

*Com informações da Agência Senado e do Jornal do Senado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [57] Fazer uma Reclamação [57] Fazer uma Elogio [57] Fazer uma Sugestão [57] Fazer uma Solicitação [57] Fazer uma Simplifique [57]

Deixe seu comentário