Dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do guerrilheiro, documentário Marighela é uma construção histórica e afetiva sobre o maior inimigo da ditadura militar

Imagem:

Compartilhar:

Documentário Marighella vence mostra de cinema

Criado em 06/02/13 16h49 e atualizado em 06/02/13 17h22
Por Portal EBC

Documentário Marighella vence mostra Cinema e Direitos Humanos
Dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do guerrilheiro, documentário Marighela é uma construção histórica e afetiva sobre o maior inimigo da ditadura militar (Divulgação)

O documentário Marighella [2] (Brasil, 100 min., 2012) foi eleito o melhor filme longa-metragem da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada em 2012. Dirigido por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, o filme é uma construção histórica e afetiva sobre o guerrilheiro Carlos Marighella, líder comunista considerado o maior inimigo da ditadura militar. Vítima de prisões e tortura, parlamentar e autor de Manual do Guerrilheiro Urbano, publicado mundialmente em diversos idiomas, Marighella participou dos principais acontecimentos políticos do país entre 1930 e 1969.

Na categoria média-metragem, o vencedor foi Silêncio das Inocentes [3] (Brasil, 52 min., 2010) dirigido por Ique Gazzola. O filme mostra a realidade de algumas vítimas da violência doméstica e a lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.

O melhor curta metragem foi Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional [4] (Brasil, 13 min., 2011), dirigido por Felipe Diniz. Em 1983, Maria da Penha sofreu uma tentativa de homicídio por parte do marido. Com a ajuda de grupos de defesa dos Direitos Humanos, ela levou o caso às instâncias internacionais de Direitos Humanos, um marco na luta contra a violência doméstica na América Latina.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário