"Precisamos evoluir na nossa compreensão de acessibilidade", diz o arquiteto Marcelo Guimarães

Imagem:

Compartilhar:

"Precisamos evoluir nossa compreensão de acessibilidade", defende arquiteto

Criado em 07/12/12 14h21 e atualizado em 29/03/13 18h41
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Marcelo Guimarães, especialista em arquitetura inclusiva
"Precisamos evoluir na nossa compreensão de acessibilidade", diz o arquiteto Marcelo Guimarães (Acervo pessoal)

Seja na rua, ao entrar em um ônibus, na hora de pagar uma conta no banco ou mesmo em casa, encontrar espaços que possam ser compartilhados por todos ainda não é tão frequente quanto deveria. Pessoas com deficiência, além de idosos e obesos, convivem todos os dias com diversas limitações, tanto pela ausência de estruturas acessíveis quanto pela falta de integração entre as que já existem com os demais ambientes das cidades em que vivem. Uma solução para essa lacuna é a arquitetura inclusiva, sensível às diferenças entre os cidadãos. Para falar sobre o tema, a repórter Luanda Lima, do Portal EBC, entrevistou o arquiteto Marcelo Guimarães, que é professor da UFMG e lidera o laboratório Adaptse [2], que desenvolve projetos voltados para a acessibilidade.

Portal EBC - O que é a arquitetura inclusiva e qual é o ponto de partida para se projetar ambientes acessíveis, considerando os vários tipos de deficiência e também as pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção, como os idosos?

Marcelo Guimarães - A ideia de uma arquitetura inclusiva é recente, embora a acessibilidade exista desde que a arquitetura surgiu. A questão é: acessibilidade para quem? Muitas vezes, pensa-se no conceito de deficiência como algo paralelo à “normalidade”. E aí está o primeiro aspecto importante ao pensar na arquitetura inclusiva: entender qual é o conceito de deficiência, que está vinculado ao desajuste da pessoa com o uso do ambiente. Um exemplo simples é que basta que um ambiente não tenha luz para que tenhamos problemas visuais, mesmo que nossos olhos não tenham problema algum. A acessibilidade é possível quando consideramos a deficiência que cada um pode ter em um ambiente. Uma boa solução na arquitetura inclusiva é aquela que se preocupa em entender como as pessoas conseguem realizar suas atividades no dia-a-dia e, a partir dessa experiência, como podemos transferir isso para o maior número de pessoas. Então, um dos pontos importantes a se considerar, inicialmente, é o dimensionamento das coisas. No passado, quando se começou a pensar em uma arquitetura acessível para as pessoas com deficiência, era pensado só na cadeira de rodas, mas uma visão inclusiva é de um espaço em que todos possam se beneficiar. Se a gente pensa assim, todos os espaços considerados hoje mínimos passam a ser confortáveis para que, por exemplo, uma mãe possa dar banho em seu filho ou mesmo para a locomoção de uma pessoa vulnerável ou obesa. Ou seja, o espaço pensado inicialmente para a movimentação de uma cadeira de rodas passa a ser para todos.

Portal EBC - Fale um pouco sobre o Adaptse e os projetos que vocês desenvolvem lá.

Marcelo Guimarães - O Adaptse é um laboratório que envolve pesquisa, ensino e extensão. Procuramos fazer com que os estudantes que trabalham lá aprendam na prática como a acessibilidade pode ser desenvolvida e aprimorada. Hoje existe uma pressão para que empresas e outras instituições procurem uma maior acessibilidade e, com isso, temos a oportunidade de explorar uma ideia inovadora que possa influenciar novas técnicas, mais abrangentes.

Portal EBC - O que não pode faltar em uma loja, um banco ou uma escola, por exemplo, para que ela seja inclusiva?

Marcelo Guimarães - A primeira coisa em que podemos pensar é que acessibilidade não é só construção, mas também gerenciamento do espaço. Para quem oferece serviços, o importante é entender como se pode prestá-los da maneira mais confortável. Precisamos romper com essa solução paralela. Filas exclusivas separadas das convencionais não são uma solução de acessibilidade. Isso só demonstra que o sistema não funciona. Você pode eliminar filas fazendo com que quem esteja ali receba o que precisa por meio de um atendimento direcionado. Um exemplo simples é quando, em um aeroporto, pelo interesse da companhia aérea em embarcar todos no menor tempo possível, os funcionários não ficam atrás do balcão, mas vão até os passageiros para perguntar a eles como poderiam ser mais eficientes ao fazer o embarque. É assim que a acessibilidade passa a ser algo a ser desejado por todos, que devem pensar: como a acessibilidade nos atinge?


Idosa cadeirante e carrinho de bebê
A arquitetura inclusiva busca criar espaços acessíveis a todos (Fabio Inrik/Creative Commons)

Portal EBC - E em casa; quais são os pontos a que arquitetos devem estar atentos? Existem adaptações e soluções simples que possam ser aplicadas no ambiente doméstico para facilitar o dia-a-dia da pessoa com deficiência?

Marcelo Guimarães - É importante ressaltar que a legislação simplesmente ignora a acessibilidade da casa. No Decreto Federal 5.296, define-se que todos os espaços coletivos de um prédio sejam acessíveis, mas não menciona a casa. O arquiteto deve mostrar ao cliente que investir em ampliar o espaço de movimentação vai possibilitar que as pessoas possam viver melhor. Se alguém estiver construindo sua própria casa, deve entender que aquele espaço irá acomodar as diferentes etapas da vida e que, por exemplo, crianças e idosos precisam de mais espaço. Se temos um corredor mínimo de 1,20 m, as pessoas podem pensar que ele é muito largo e, caso não precisem de tanto espaço, podem pôr uma prateleira ali e, ainda assim, caminhar. Se o espaço é necessário, o móvel sai. Portanto, deve-se pensar na flexibilidade das estruturas, em como elas podem ser adaptadas, como banheiros que possam acomodar armários, mas também garantir espaço de movimentação. Soluções simples que podem ser implementadas são, para evitar acidentes, tapetes emborrachados e produtos acessíveis.

Portal EBC - O que a gente pode falar hoje das ruas e dos transportes públicos no Brasil? O que pode ser feito para tornar esses espaços universais?

Marcelo Guimarães - É importante fazer com que as pessoas sintam que aquele espaço é de todos. É preciso garantir que as calçadas sejam mais seguras e que as ruas não sejam meros corredores de veículos. Edifícios que se vinculam à calçada devem ser preparados para receber veículos, e assim garantir que a acessibilidade seja uma conexão integrada de espaços acessíveis, em vez de uma situação isolada, confinada apenas ao espaço da casa ou da calçada. No caso dos transportes acessíveis, podemos pensar desde um táxi, que hoje é feito a partir de um veículo inacessível, e pensar em como esses espaços podem ser integrados a um sistema de transporte que seja confortável para todos. Nem todos os ônibus acessíveis podem subir em todas as ruas, então vans poderiam ser estruturas suplementares para que as pessoas tivessem a opção de sair de casa e andar pela cidade.

Portal EBC - Como as tecnologias digitais podem se aliar à arquitetura inclusiva?

Marcelo Guimarães - Trabalho bastante com a construção de modelos que possam sugerir como os espaços podem ser mais acessíveis, representando o processo de aprimoramento de qualidade e da experiência das pessoas. Hoje, é possível também ter a experiência prévia de como um espaço vai ser. Um dos trabalhos que desenvolvi é a elaboração de uma escala de qualidade de acessibilidade, em que as pessoas podem registrar como foi sua experiência. Se você transfere isso para outros sistemas de navegação e até para as redes sociais, podemos fazer com que as pessoas deem seu depoimento sobre a acessibilidade de determinados espaços, o que pode ser estimulante para que o investimento nesse campo seja cada vez maior. A acessibilidade no Brasil tem muito a evoluir porque nós também precisamos evoluir na nossa compreensão de acessibilidade, não para as pessoas com deficiência, mas para as deficiências que existem no dia-a-dia de todos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [33] Fazer uma Reclamação [33] Fazer uma Elogio [33] Fazer uma Sugestão [33] Fazer uma Solicitação [33] Fazer uma Simplifique [33]

Deixe seu comentário