Os negros Kalungas, de Monte Alegre de Goiás, lutam por melhoria da qualidade de vida

Imagem:

Compartilhar:

Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência

Criado em 20/11/12 13h35 e atualizado em 25/06/15 22h16
Por Léo Rodrigues e Gésio Passos Fonte:Portal EBC

Brasília - Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária, os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.

A Fundação Palmares [2], órgão vinculado ao Ministério da Cultura voltado para a preservação da cultura afro-brasileira, já concedeu certificação a 2471 [3] comunidades remanescentes de Quilombos [3]. A certificação da Fundação é o primeiro passo para titularização da terra, que é feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Incra, entretanto, já titularizou somente 190 dessas comunidades, abrangendo 233 comunidades e 15.171 famílias quilombolas em 1.033.426,8975 hectares.

Saiba mais:

Dilma assina decretos que regularizam dez terras quilombolas [4]

Catorze comunidades quilombolas do Maranhão esperam o título de terra [5]

Pedido de vista suspende julgamento sobre terras quilombolas no STF [6]

Consagrado na Constituição Brasileira de 1988, o direito à terra das populações quilombolas ainda enfrenta a burocracia e a morosidade. A luta pela demarcação do seu território é, para estes povos, uma questão crucial: só dessa forma podem preservar com segurança sua cultura e seu modo de vida.

Veja no mapa o número de territórios titulados pelo Incra (verde) e também certificados pela Fundação Palmares (vermelho) em cada estado:

O estado com maior número de territórios quilombolas titulados pelo Incra é o Pará, com 60, seguido do Maranhão, com 39. Os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rondônia possuem apenas 1 território titulado e outros 9 estados e o Distrito Federal não possuem nenhum.

Segundo Lúcia Andrade, coordenadora da ong Comissão Pró-Índio de São Paulo [7], os quilombolas do Pará e do Maranhão foram pioneiros na luta pela regularização de suas terras e conseguiram articular aliados na sociedade e no interior dos governos. “O número maior de territórios titulados deve-se, sobretudo, à ação do governo estadual. O Instituto de Terras do Pará foi o primeiro do país a conceder o título de posse de terra a uma comunidade quilombola. No Maranhão, todos os 23 títulos foram outorgados pelo governo estadual”, relatou Lúcia.

A Comissão Pró-Índio de São Paulo possui hoje um dos mais completos catálogos das comunidades quilombolas do Brasil (http://www.cpisp.org.br [7]), fruto de um monitoramento dos registros nos órgãos responsáveis. Fundada em 1978, a ong reuniu antropólogos, advogados, médicos, jornalistas e estudantes envolvidos na defesa dos povos indígenas diante das ameaças do regime militar. Atualmente, desenvolve um trabalho junto aos índios e quilombolas para reivindicar seus direitos territoriais, culturais e políticos. “Disponibilizamos essa informação aos quilombolas para que eles possam acompanhar em que medida o Poder Público está cumprindo a sua obrigação constitucional. É uma iniciativa independente que procura ser uma ferramenta para apoiar a luta pela garantia dos direitos”, explicou Lúcia Andrade.

Veja também no especial sobre os quilombos:

Lentidão marca o processo de titulação das terras quilombolas [8]
Como as comunidades quilombolas podem obter a titulação de suas terras [9]
Conheça a história da luta das comunidades quilombolas pela posse de suas terras [10]
Você sabe o que é um quilombo? [11]

- TV Brasil: Negros kalungas se sentem presos ao passado de escravidão em Goiás [12]
- TV Brasil: Conheça um quilombo urbano em Porto Alegre [13]

Tags:  Consciência Negras [14], Quilombos [15], Comunidades Quilombolas [16], quilombolas [17], Mapa [18], brasil [19]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário