Estátua de Carlos Drummond de Andrade, no Rio de Janeiro, é alvo constante de vandalismo

Imagem:

Compartilhar:

MP do Rio denuncia pichadores da estátua de Drummond

Criado em 23/02/14 18h54 e atualizado em 23/02/14 18h57
Por Paulo Virgilio Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou pelos crimes de pichação e poluição ambiental de natureza visual o casal que na madrugada de 25 de dezembro do ano passado (Natal) pichou a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, na zona sul do  Rio. Pablo Lucas Faria e sua então namorada, July Bernardes Vasconcellos Reis, picharam na mesma noite outros dois monumentos na zona sul carioca: o dedicado ao fundador da cidade, Estácio de Sá, no Parque do Flamengo, e a estátua do jornalista Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon.

De acordo com a denúncia da promotora Christiane Monnerat, da 19ª Promotoria de Investigação Penal do MPRJ, os dois estão sujeitos, se condenados, a penas de um ano de prisão, além de multa. Flagrado pelas câmeras instaladas junto à estátua de Drummond, que já tinha sido alvo de outros nove casos de vandalismo, o casal foi identificado e preso dias depois pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Pablo, que confessou o crime, e July estão no momento em liberdade.

A denúncia cita o inquérito policial da DPMA, que faz menção à entrevista concedida por Pablo Lucas ao site Páginas de Tinta. Para a promotora Monnerat, Pablo “faz clara e indubitável apologia à prática criminosa da pichação, enaltece os pichadores, incita, ainda que indiretamente em alguns casos, a prática de condutas criminosas como o uso de drogas ilícitas, corrupção de menores, associação criminosa e outras”.

Tags:  Drummond [2], estátua. pichação [3]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [4] Fazer uma Reclamação [4] Fazer uma Elogio [4] Fazer uma Sugestão [4] Fazer uma Solicitação [4] Fazer uma Simplifique [4]

Deixe seu comentário