Presidente do CAU, Haroldo Pinheiro

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta morte de Oscar Niemeyer

Criado em 06/12/12 11h55 e atualizado em 06/12/12 12h26
Por Thais Leitão Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta morte de Oscar Niemeyer
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro (sinaeco.com.br)

Brasília – O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), Haroldo Pinheiro, lamentou hoje (6) a morte do arquiteto Oscar Niemeyer e disse que, muito preocupado com as questões da sociedade e da política brasileira, Niemeyer colocava a arquitetura como uma questão secundária.

"Era uma coisa que ele fazia porque gostava, mas não atribuía tanta importância ao próprio trabalho. Achava que mais importante é o trabalho de quem luta por melhores condições de vida da sociedade", disse, antes de participar do segundo dia do Seminário Internacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento, reúne até amanhã (7) representantes dos conselhos estaduais e palestrantes de outros países para discutir os desafios da profissão.

Leia ainda:

Missa de corpo presente reúne parentes e amigos de Niemeyer em hospital do Rio [3]

Corpo de Niemeyer será velado hoje no Palácio do Planalto, diz prefeito do Rio [4]

Segundo Pinheiro, Niemeyer era um homem muito "humilde e simples", dono de um ânimo juvenil nas questões relacionadas ao seu trabalho. "Ele olhava para seu último trabalho – que eu nem sei qual foi, porque deixou tantos trabalhos iniciados – como se fosse um arquiteto recém-formado que faria seu primeiro projeto", disse.

Pinheiro esteve com Niemeyer há poucos dias, no Rio de Janeiro, e constatou que “incansável”, ele continuava trabalhando. "Era comum, no hospital, reclamar que precisava sair porque seus projetos estavam atrasando. Ele estava entusiasmado fazendo alguns em outros países, como a Argélia. Era muito requisitado, mas tanto fazia ser uma residência, palácios ou museus. O entusiasmo era o mesmo", contou, acrescentando que sempre saía "rejuvenescido" dos encontros com o gênio da arquitetura brasileira.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [45] Fazer uma Reclamação [45] Fazer uma Elogio [45] Fazer uma Sugestão [45] Fazer uma Solicitação [45] Fazer uma Simplifique [45]

Deixe seu comentário