Madeira para produção de carvão vegetal em carvoaria.

Imagem:

Compartilhar:

Oito estados respondem por 95% da produção de carvão vegetal no país

Criado em 06/12/12 10h27 e atualizado em 06/12/12 11h30
Por Nielmar de Oliveira Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil [2]

Carvão Vegetal
Madeira para produção de carvão vegetal em carvoaria. (Paulo rsmenezes / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2011, divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que oito estados brasileiros responderam por 1,35 milhão de toneladas de todo o carvão do extrativismo mineral produzido no país no ano passado. O volume equivale a 95% da produção total.

O estado de Mato Grosso do Sul foi o principal produtor, com 359,3 mil toneladas, seguido do Maranhão, com 339,7 mil toneladas, de Minas Gerais, com 156,5 mil toneladas, e do Piauí, com 137,7 mil toneladas. Os outros quatro estados são a Bahia (115,3 mil toneladas), o Pará (73,5 mil toneladas), Goiás (52,04 mil toneladas) e Mato Grosso (51,3 mil toneladas).

Leia também:

Brasil registra queda na produção madeireira extrativista [3]
Produção de madeira para setor de papel e celulose cresce quase 9% em 2011, diz IBGE [4]

Entre os municípios, o principal produtor de carvão da extração vegetal é Grajaú, no Maranhão, com 85,4 mil toneladas. Também estão no ranking dos 20 maiores municípios produtores as cidades maranhenses Parnarama, Barra do Corda e Centro Novo do Maranhão.

Também fazem parte do ranking Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Campo Grande, Água Clara, Porto Murtinho, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo e Coxim, em Mato Grosso do Sul; Baianópolis, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia, na Bahia; João Pinheiro e Pompeu, em Minas Gerais; Regeneração, no Piauí; Itupiranga, no Pará; e General Carneiro, no Paraná. Juntos, eles respondem por 35,5% do total nacional.
 

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário