Mulheres saem após visita aos detentos do presídio de Novo Horizonte, no município de Serra, no Espírito Santo .

Imagem:

Compartilhar:

OIT reconhece avanços, mas diz que Bolsa Família reforça estereótipo machista no trabalho

Criado em 11/12/12 12h48 e atualizado em 11/12/12 13h39
Por Carolina Sarres Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil [2]

Revista feminina
Segundo OIT, algumas condições impostas pelo programa para o recebimento da bolsa podem prejudicar as mulheres. (Wilson Dias/ABr)

Brasília – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) criticou o Programa Bolsa Família e avaliou que, apesar dos ganhos de renda e do aumento da qualidade de vida das famílias, essa política de transferência reforça o estereótipo de trabalho dividido de acordo com gênero: homens trabalham fora de casa e têm salários; mulheres trabalham em casa e não têm rendimentos. A análise está no relatório Tendências Mundiais de Emprego das Mulheres 2012, divulgado hoje (11) pela organização, que identificou que cerca de 13 milhões de mulheres ficaram desempregadas [3] devido à crise mundial, em 2009.

“De modo geral, as mães que recebem a renda ajudam a melhorar o bem-estar na casa, mas, ao mesmo tempo, mantém-se a divisão tradicional de trabalho. O programa reforça estereótipos de gênero", diz o relatório.

A OIT baseou-se em dados do Bolsa Família de 2006, quando aproximadamente 11 milhões de famílias foram atendidas pelo programa. Segundo o estudo, algumas condições impostas pelo programa para o recebimento da bolsa - como a manutenção dos exames de saúde dos filhos em dia e o trabalho comunitário na limpeza de escolas e clínicas - atrapalham o desempenho das mulheres no emprego e aumentam o risco de rejeição das mulheres, especialmente o das mães, no mercado de trabalho.

O Bolsa Família é um programa do governo federal de transferência de renda a famílias com renda per capita inferior a R$ 70 mensais. Um dos eixos do programa são as condicionalidades para o recebimento da renda [4], relacionado ao acesso a serviços básicos, como saúde, educação e assistência social.

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social e aguarda uma resposta com relação às críticas da OIT ao programa.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [55] Fazer uma Reclamação [55] Fazer uma Elogio [55] Fazer uma Sugestão [55] Fazer uma Solicitação [55] Fazer uma Simplifique [55]

Deixe seu comentário