O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Irã apresenta proposta de transição na Síria com Assad no poder

Criado em 15/10/12 14h12 e atualizado em 15/10/12 14h36
Por Mariana Tokarnia Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil [2]

Sanções ao Irã atingem população, diz Ban Ki-monn
Governo do Irã anuncia que presidente Ahmadinejad está pronto a cooperar e fornecer ajuda para que o povo sírio possa encontrar a calma e a segurança. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - O Irã propôs ao emissário internacional Lakhdar Brahimi um "período de transição" na Síria sob supervisão do presidente Bashar Al-Assad. Brahimi foi escolhido pela ONU e pela Liga Árabe como mediador do conflito sírio.

A proposta foi feita durante a vista de Brahimi a Teerã, capital do Irã, cujo governo é o principal aliado do regime sírio. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, sugeriu "um período de transição que culmine em eleições presidenciais e legislativas (...) tudo sob supervisão do presidente Assad".

O ministro iraniano acrescentou também proposta de cessar-fogo, o fim do envio de armas e de apoio aos grupos terroristas e a organização de um processo de diálogo nacional entre a oposição e o governo. Segundo ele, a Síria concorda com a proposta.

De acordo com o site oficial do governo iraniano, o próprio presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que está "pronto a cooperar e a fornecer ajuda para que o povo sírio possa encontrar a calma e a segurança".

A violência na Síria já provocou pelo menos 33 mil mortos desde o início da revolta contra o regime, em março de 2011, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3]

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [59] Fazer uma Reclamação [59] Fazer uma Elogio [59] Fazer uma Sugestão [59] Fazer uma Solicitação [59] Fazer uma Simplifique [59]

Deixe seu comentário