Empresa responsável pela obra e operação da usina ainda não foi oficialmente notificada da decisão da Justiça

Imagem:

Compartilhar:

Procuradoria-Geral da República pede que STF reconsidere decisão sobre liberação de obras em Belo Monte

Criado em 04/09/12 18h46 e atualizado em 04/09/12 19h11
Por Sabrina Craide Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

A obra foi paralisada no dia 23 de agosto, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, autorizou a retomada das obras (Valter Campanato/ABr)

Brasília - A Procuradoria-Geral da República apresentou um agravo regimental ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a reconsideração sobre a decisão de liberar as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A obra foi paralisada [3] no dia 23 de agosto, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região [4]. Quatro dias depois, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, deu liminar autorizando a retomada das obras.

No documento, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defende que as comunidades indígenas afetadas pelo empreendimento sejam consultadas e pede que o recurso seja submetido a análise do plenário do STF.

“A consulta aos povos indígenas, quanto às medidas administrativas e legislativas que possam afetá-los, é consequência lógica e necessária de sua autodeterminação, ou seja, da possibilidade de traçarem para si, livres da interferência de terceiros, os seus projetos de vida”, diz o documento.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [35] Fazer uma Reclamação [35] Fazer uma Elogio [35] Fazer uma Sugestão [35] Fazer uma Solicitação [35] Fazer uma Simplifique [35]

Deixe seu comentário