Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Direitos Humanos da ONU prorroga comissão independente de investigação na Síria

Criado em 28/09/12 13h06 e atualizado em 28/09/12 21h03
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil [2]

Criança Síria
Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres (Freedom House/Creative Commons)

Brasília - O Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (28) a prorrogação do mandato da comissão independente de investigação sobre a Síria. Na sessão, mais uma vez, foi condenada "a multiplicação dos massacres" no país. Dos 47 integrantes do órgão, 41 votaram a favor da prorrogação do mandato do grupo, três foram contra (Rússia, China e Cuba) e três se abstiveram (Índia, Uganda e Filipinas).

Na resolução, aprovada hoje, o conselho condena novamente "toda a violência, de onde quer que venha, incluindo atos terroristas" e reitera o apelo "às autoridades sírias para respeitarem a sua responsabilidade de proteger a população". O representante da Síria no órgão, Faysal Khabbaz Hamoui, criticou a iniciativa:  "É um procedimento vergonhoso”.

O texto recomenda que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defina "recursos adicionais" e mais pessoas para a comissão. "O trabalho da comissão é importante, pois permite garantir que a impunidade não prevaleça", disse a representante norte-americana no conselho, Eileen Chamberlain Donahoe.

O embaixador da França nas Nações Unidas, Nicolas Niemtchinow, ressaltou que o trabalho da comissão reforça o empenho da comunidade internacional em buscar justiça e garantir punição aos responsáveis pelas agressões a civis.

A comissão é presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro e foi criada há um ano. Neste período, o grupo elaborou documentos nos quais relata violações de direitos humanos, como assassinatos, torturas, prisões indevidas, ataques a crianças e mulheres, além de violência sexual. Há registros de agressões de ambos os lados – do governo e da oposição.

Duas listas, detalhando os nomes dos supostos responsáveis, foram encaminhadas à alta comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay. Os documentos, segundo as autoridades, não serão divulgados, mas servirão de base para o trabalho da comissão. Há a possibildade de enviar as denúncias para o Tribunal Penal Internacional (TPI) por meio do Conselho de Segurança da ONU.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3]    //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [42] Fazer uma Reclamação [42] Fazer uma Elogio [42] Fazer uma Sugestão [42] Fazer uma Solicitação [42] Fazer uma Simplifique [42]

Deixe seu comentário