one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saúde da mulher

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

OMS: Cerca de dois terços das pessoas com menos de 50 anos tem herpes tipo 1

Criado em 29/10/15 10h52 e atualizado em 29/10/15 15h01
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, publicou nesta quarta-feira suas primeiras estimativas globais sobre infecção pelo vírus do herpes simples tipo 1: mais de 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos, ou 67% da população está infectada com o HSV-1.

O estudo foi publicado no jornal científico Plos One. O cálculo da agência é que na região das Américas, por exemplo, 49% das mulheres até 49 anos e 39% dos homens na mesma faixa etária tinha o HSV-1 em 2012. Já na África, no mesmo ano, 87% das mulheres e dos homens com menos de 50 anos teriam o vírus.

Brasil

Do Recife, o médico Emerson Lima, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, falou à Rádio ONU sobre estimativas para o Brasil. A instiuição calcula que a maioria dos brasileiros tem o vírus em estado dormente, sem apresentar o sintoma clássico que é o ferimento na boca ou nas partes genitais.

Creative Commons - CC BY 3.0 - OMS: Cerca de dois terços das pessoas com menos de 50 anos tem herpes tipo 1

"Como o herpes não é uma doença de notificação compulsória, fica difícil a gente ter dados fidedignos sobre a incidência e prevalência no Brasil. Acreditamos, sim, que há uma incidência bem alta, principalmente de contaminação, mesmo que o indivíduo não venha a desenvolver o herpes durante a sua vida, nós acreditamos que mais de 90% da população brasileira têm sim o vírus, que fica lá guardado. Muitas vezes, mesmo que ele venha a desenvolver, ele não é diagnosticado por acreditar que aquilo ali não é herpes. Eu estou falando de adultos, né?"

Tipos do Vírus

O vírus do herpes simples está classificado em dois tipos: HSV-1 e HSV-2. Segundo a OMS, ambos são altamente infecciosos e incuráveis.

O primeiro é transmitido principalmente por contato oral e, na maioria dos casos, causa herpes orolabial ou "feridas" ao redor da boca. Já o tipo 2 é quase totalmente transmitido sexualmente através do contato com a pele, causando herpes genital.

Herpes Genital

As novas estimativas destacam, no entanto, que o HSV-1 também é uma causa importante de herpes genital.

Cerca de 140 milhões de pessoas entre 15 e 49 anos estão infectadas com a infecção genital HSV-1, principalmente nas Américas, Europa e região do Pacífico Ocidental.

Cada vez menos pessoas, principalmente crianças, em países de alta renda estão se infectando com o HSV-1, provavelmente por conta de melhores condições de vida e de higiene. No entanto, tem o risco de contraí-lo genitalmente através do sexo oral após se tornarem sexualmente ativos.

Em janeiro, a OMS calculava que 417 milhões de pessoas entre 15 e 49 anos estavam infectadas com o vírus HSV-2, que causa a herpes genital. Juntas, as estimativas revelam que mais de meio milhão de pessoas nesta faixa etária têm infecção genital causada pelos tipos 1 ou 2 do vírus.

Educação

A diretora do Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa da OMS, Marleen Temmerman, defendeu que o "acesso à educação e à informação sobre ambos os tipos de herpes e infecções transmitidas sexualmente são fundamentais para proteger a saúde dos jovens antes deles se tornarem sexualmente ativos".

A agência e seus parceiros estão trabalhando para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o HSV e microbicidas tópicos.

Estratégia Global

A OMS está atualmente trabalhando no desenvolvimento de uma estratégia global do setor de saúde para doenças sexualmente transmissíveis, DSTs, incluindo o HSV-1 e o HSV-2.

O objetivo é que ela seja finalizada para consideração na 69ª Assembleia Mundial da Saúde, em 2016.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário