one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

OMS alerta que mais de 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo

Criado em 10/09/15 18h34 e atualizado em 10/09/15 18h37
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou esta quinta-feira que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos.

OMS alerta que mais de 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo, por liria.jade

Segundo o relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. Em 2012, foram registrados 11821 casos. A Índia está em primeiro lugar com 258 mil casos seguida da China com 120 mil. Segundo especialistas, uma das maiores causas para tentativas de suicídio é a depressão.

Brasil

De São Paulo, a psicóloga e psicoterapeuta Karen Scavacini, que participou da revisão do relatório da OMS, falou à Rádio ONU sobre a situação no Brasil.

"No Brasil hoje a gente tem em média um suicídio por hora. Foi um aumento maior do que o crescimento da população, maior do que o de homicídios e maior do que os acidentes de trânsito."

O relatório global da agência sobre prevenção de suicídios mostra que 75% dos casos ocorrem em países de média e baixa rendas. Mas de uma forma geral, o suicídio ocorre em todos os países e faixas etárias.

Acesso

O relatório mostra que medidas adotadas em vários países, entre eles Canadá, Japão e Estados Unidos, para limitar o acesso das pessoas a métodos de suicídio ajudaram a reduzir o número de mortes.

Karen Scavacini falou também sobre o que pode ser feito para diminuir esse número.

"A primeira coisa é detectar casos de depressão e encaminhar as pessoas com depressão para tratamento. Porque 90% das pessoas que cometem o suicídio têm depressão no momento do ato. Além disso, reduzir o uso do álcool, o acesso ao álcool e drogas e o acesso ao meio, como a gente chama armas de fogo, pesticidas, acesso a pontes e edifícios. Esse são alguns dos meios que nós temos para diminuir essa alta do número de suicídios."

O relatório da OMS mostra que as taxas de suicídio são maiores entre os que tem mais de 70 anos, mas atinge também outras faixas etárias. Ao mesmo tempo, o documento diz que o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos.

Tabu

A diretora-geral da agência da ONU, Margaret Chan, afirmou que o relatório "é um chamado para ação para lidar com um grande problema de saúde pública que tem sido visto como um tabu há muito tempo".

A OMS mostra ainda que os homens são os que mais morrem por suicídio, principalmente na faixa dos 50 anos.

A organização afirma que para reduzir o número de suicídios é necessário impedir o acesso das pessoas ao meios que levam a ação. Outras medidas incluem uma forma responsável de informar o público sobre esse tipo de caso.

Segundo a agência, é importante evitar uma linguagem sensacionalista e dar detalhes dos métodos utilizados.

A OMS recomenda que os governos envolvam vários departamentos no desenvolvimento de uma resposta compreensiva para combater o problema.

A meta do plano de ação de saúde mental da organização é que os Estados-membros reduzam a taxa de suicídios em 10% até 2020.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário