one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Vacina contra ebola começa a ser testada na Guiné

Criado em 26/03/15 09h45 e atualizado em 26/03/15 09h54
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

O governo da Guiné e a Organização Mundial da Saúde iniciaram o primeiro teste de uma vacina contra o ebola, na comunidade de Basse-Guinée, uma das áreas do país mais afetadas pelo surto.

Segundo a OMS, a vacina VSV-EBOV foi desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá e quando as equipes de testes chegaram no pequeno vilarejo de Coyah, na segunda-feira, a resposta da comunidade foi "excelente".

Marco

O representante da OMS na Guiné considera a operação um marco, por trazer esperança sobre se ter, em breve, um método de combate ao ebola, caso seja comprovada a eficácia e a segurança da vacina.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Vacina contra ebola começa a ser testada na Guiné

Segundo Jean-Marie Dangou, o começo dos testes clínicos da vacina nesta quarta-feira é um dos "passos mais importantes alcançados na busca de uma linha moderna de defesa contra o vírus ebola".

Método do Anel

Médicos treinados, vacinas e outros equipamentos essenciais saíram da capital Conacri para o vilarejo de Coyah. Neste primeiro momento, apenas adultos serão vacinados, porque são os que correm maior risco de infecção, de acordo com a OMS.

O método do anel funciona da seguinte maneira: primeiro, são identificados pacientes com ebola infectados recentemente. Depois, são vacinadas todas as pessoas que tiveram contato com o doente, criando assim um "anel de imunidade", com o objetivo de interromper a transmissão do vírus.

Resultados

Cerca de 10 mil pessoas devem receber a vacina contra o ebola em 190 "anéis" e os testes podem durar entre seis e oito semanas. Os voluntários serão acompanhados por três meses e os resultados estarão disponíveis em julho.

A OMS explica que a estratégia do anel foi utilizada na década de 1970 para erradicar a varíola e permite vacinar as pessoas com grande risco de contrair ebola. A Organização Médico Sem Fronteiras, parceira da iniciativa, destaca que os testes de vacinação são voluntários, com participação confidencial e não remunerada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário