one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Leite

Imagem:

Compartilhar:

Alimentos podem ter adição de vitamina D

Criado em 17/01/14 12h03 e atualizado em 17/01/14 12h38
Por Rádio Câmara

Leite copo de leite
Leite, iogurte e bebidas lácteas deverão ser enriquecidos com a vitamina D (iratxo/Creative commons)

O Deputado Walter Feldman, do PSDB de São Paulo, é autor do projeto de lei que determina a obrigatoriedade de adicionar vitamina D ao leite, iogurte e bebidas lácteas, destinados ao consumo humano. Além disso, o projeto cria condição para que todos que vivem confinados em locais fechados, como no trabalho, na escola, em hospitais, ou presídios, possam ter direito à exposição ao sol três vezes por semana, durante 15 minutos.

Esse tempo seria suficiente para o organismo produzir a quantidade necessária de vitamina D para prevenir e até curar diversas patologias, além de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, o vitiligo e a artrite reumatoide. Estudos realizados também mostram que a vitamina D auxilia na prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 1, hipertensão, doenças ósseas, distúrbios mentais e psicológicos, como o mal de Alzheimer e a depressão, e é preciosa no combate ao câncer, participando da diferenciação celular e inibindo a proliferação de células cancerígenas.

Leia também:

Vitamina D: conheça as doenças provocadas pela carência da substância

A exposição ao sol é a principal fonte capaz de fazer com que a pele produza a quantidade de vitamina D suficiente para suprir as necessidades do homem. O Deputado Walter Feldman conta que, apesar de a fonte ser gratuita e abundante, grande parcela da população brasileira sofre com baixos índices de vitamina D.

"As pessoas não tomam mais sol. Ao não tomar sol, não há mais fotossíntese na pele e produção da vitamina D, que é essencial para a vida humana. As pessoas têm medo do sol. Acreditam que qualquer incidência de raio solar produz doenças de pele. Hoje nós sabemos que a vitamina D pode ser essencial no tratamento da população que padece de doenças que, até então, não se tinham o tratamento e as causas conhecidas".

A falta de vitamina D pode levar ao raquitismo, que é a limitação do desenvolvimento do esqueleto, e à deformidade nos ossos. Os adultos com deficiência da vitamina sofrem com a osteomalácia, doença caracterizada pelo amolecimento dos ossos e deformidade.

O projeto de lei do Deputado Walter Feldman visa criar oportunidades para que a população brasileira tenha fontes garantidas de vitamina D, seja pela alimentação, ou exposição ao sol. O projeto está sendo discutido e analisado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário