one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para a ONU, a notícia reforça a necessidade de investigação e inovação também na área de diagnóstico precoce

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Saúde vai usar remédios para prevenir a aids e estima investir R$ 1,3 bilhão no programa

Criado em 01/12/13 16h17 e atualizado em 01/12/13 16h37
Por Isabela Vieira Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Ministério da Saúde vai testar uma nova estratégia para prevenir a infecção pelo HIV com o uso de remédio. A partir de 2014, as unidades de saúde do Rio Grande do Sul, em projeto piloto, disponibilizarão antirretrovirais para grupos vulneráveis ao contato com o vírus. A medida foi anunciada hoje (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Rio de Janeiro.
 
Leia também no Portal EBC: 
 
Ministério da Saúde amplia tratamento para pessoas com HIV
 
Quebra de estigma da aids ainda é desafio social

De acordo com o ministério, serão distribuídos medicamentos de uso diário para pessoas em risco elevado de infecção na tentativa de bloquear a contaminação. Neste primeiro momento, a medida vai focar homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, detentos e pessoas em situação de rua.

Na tentativa de ampliar a prevenção, o ministério também informou que distribuirá pela rede básica de saúde medicamentos que impedem a infeccção por HIV se tomados em até 72 horas depois do contato com o vírus. Atualmente, já tomam esse coquetel profissionais de saúde que, por acidente, tiveram contato com o HIV ou quem, por falha, foi exposto ao vírus durante relação sexual.

Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Brasil ainda anunciou que passará a tratar imediatamente pessoas identificadas com o HIV. Antes, o acompanhamento na rede só começava quando a pessoa desenvolvia a aids, que é a doença. A medida possibilitará melhoria da qualidade de vida dos pacientes e redução em 96% dos riscos de transmissão do vírus.

“Ou seja, testou (deu positivo), vai ser orientado a começar a tratar, sem esperar para ver a se pessoa tem sinais de redução da defesa do corpo, de comprometimento”, explicou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Para facilitar o tratamento, Padilha também disse que a pasta fornecerá o “três em um” no Rio Grande do Sul e no Amazonas a partir de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o medicamento consiste em uma única cápsula com três princípios ativos, reduzindo o número de remédios que devem ser ingeridos pelos pacientes em tratamento.

Segundo o ministro, que estima um investimento de R$ 1,3 bilhão em  programas de combate e prevenção à aids em 2014, o Rio Grande de Sul e o Amazonas  foram escolhidos por serem os estados com a maior incidência de aids e de mortes em decorrência da doença, respectivamente.

Edição: Andréa Quintiere

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário