one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espirro

Imagem:

Compartilhar:

Com cinco casos registrados de Gripe A, Campos pede que gestantes e idosos se imunizem

Criado em 31/05/13 12h47 e atualizado em 31/05/13 13h08
Por Vinícius Lisboa Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Espirro
Além da vacina, hábitos de higiene podem prevenir a contaminação, como o uso de toalhas e copos descartáveis em locais públicos, proteger o rosto quando tossir (Mcfarlandmo/Creative Commons)

Rio de Janeiro - O superintendente de saúde coletiva da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Charbel Kury, pediu hoje (31) que grávidas, idosos e mulheres que tiveram filhos recentemente não deixem de tomar a vacina contra a Gripe A, doença que teve cinco casos na cidade desde março. Em entrevista à AGÊNCIA BRASIL, o superintendente afirmou que, na última campanha de vacinação, encerrada em 17 de maio, 80% das grávidas e 90% idosos foram vacinados, mas os remanescentes são os que correm maior risco de contaminação e de agravamento da doença.

"Deixamos a vacina disponível em todos os postos mesmo depois da campanha, para quem é do grupo de risco e para quem não é. O que não queremos é óbito", disse o superintendente, que informou que crianças e profissionais de saúde, que também estão no grupo de risco, atingiram os 100% de vacinação.

Charbel afirmou que os cuidados com a doença precisam ser constantes, porque ela já se tornou uma gripe sazonal - frequente em determinada época - com cerca de cinco a dez casos registrados anualmente. Em 2009, ano da pandemia, a cidade teve 20 mortes, sendo quase metade grávidas. Ao todo, foram 250 casos confirmados.

Dos cinco casos deste ano, dois foram em gestantes, um em uma criança de 2 anos e outro em um bebê. Uma das grávidas chegou a ficar internada por três dias, mas reagiu bem após o uso do antiviral Tamiflu e recebeu alta. De acordo com o superintendente, todos passam bem. Em três deles foi confirmada laboratorialmente a Gripe A e, nos outros dois, houve diagnóstico médico e tratamento como tal. Apesar disso, não ficou comprovado que a causa foi o vírus H1N1, o que Charbel vê como uma possibilidade: "É um vírus que está circulando e vai continuar por mais dez ou 15 anos, mas não é mais pandêmico. Se tornou sazonal, tanto que foi incluído na campanha de vacinação".

O superintendente também enfatizou que é preciso estar atento aos sintomas: febre alta, cansaço e tosse. Quem faz parte do grupo risco deve procurar um médico mesmo que a temperatura alta não venha acompanhada da fadiga. A Gripe A é considerada mais perigosa que a comum por ter maior capacidade de penetração no tecido respiratório, evoluindo mais facilmente para uma pneumonia.

Além da vacina, hábitos de higiene podem prevenir a contaminação, como o uso de toalhas e copos descartáveis em locais públicos, proteger o rosto quando tossir ou respirar e lavar as mãos sempre que fizer isso. "Todo mundo fortaleceu a higiene em 2009, mas já esqueceu. São situações básicas em que o vírus da gripe fica vivo".

Até o dia 11 de maio, o Ministério da Saúde registrou 388 casos de Gripe A e 61 mortes no país. A maior parte deles, 328, foi confirmada em São Paulo, onde houve 55 óbitos. No Rio, foram três casos até essa data e nenhuma morte.

Edição: José Romildo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário