one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisadores vão discutir também a relação entre os transtornos e as consequências na sociedade, como o abuso físico infantil, a violência doméstica, os maus-tratos na gravidez, o aborto e outros tipos de violência.

Imagem:

Compartilhar:

Em São Paulo, pesquisadores internacionais debatem prevenção a transtornos mentais

Criado em 25/03/13 14h42 e atualizado em 25/03/13 15h04
Por Fernanda Cruz Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Saúde mental
Pesquisadores vão discutir também a relação entre os transtornos e as consequências na sociedade, como o abuso físico infantil, a violência doméstica, os maus-tratos na gravidez, o aborto e outros tipos de violência. (democlez / Creative Commons)

São Paulo – Cerca de 100 especialistas, entre brasileiros e estrangeiros, estão reunidos de hoje (25) até sexta-feira (29) para debater pesquisas e programas sobre transtornos mentais. O encontro, promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vai resultar em um relatório sugerindo ao governo ações focadas na prevenção aos transtornos mentais, emocionais e de comportamento.

“Quando nós falávamos nisso 20 anos atrás, todos eram muito céticos sobre a possibilidade de se realmente atuar na prevenção. Mas, hoje, nós compreendemos que a frequência desse trauma é muito elevada”, disse Jair de Jesus Mari, professor do Departamento de Psiquiatria da Unifesp e coordenador do evento.

O encontro tem parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, e o King's College, da Inglaterra. Nele, os pesquisadores vão discutir também a relação entre os transtornos e as consequências na sociedade, como o abuso físico infantil, a violência doméstica, os maus-tratos na gravidez, o aborto e outros tipos de violência.

Mari defendeu ações e políticas públicas que evitem a exposição, sobretudo dos adolescentes, aos transtornos mentais. “Nós negligenciamos muito essa parte, deixamos acontecer para depois atuar. Então, a ideia é que, do ponto de vista global, nós pudéssemos chamar a atenção para as ações que podemos implementar”, disse.

Stan Kutcher, psiquiatra canadense, falará sobre um projeto aplicado nas escolas de seu país. No Canadá, o sistema de ensino passou a adotar, na grade curricular, programas de prevenção na área de saúde mental. Segundo Mari, a ideia é discutir sobre a viabilidade da implementação de projeto semelhante no Brasil. “Seria interessante, para nós, adotarmos um currículo desse? Ensinar sobre anorexia, drogas, sexualidade, de uma forma mais aberta?”, questiona.

Na Austrália, o programa, chamado headspace, funciona de maneira semelhante, com a destinação de espaços que centralizam diversas ações de prevenção, como locais amigáveis. Esses espaços desenvolvem comportamentos saudáveis, como estímulo à leitura, à autoestima e à promoção da saúde. A ideia, segundo Mari, poderia ser aproveitada pelo Brasil.

“Nós também estamos pensando em um modelo de saúde mental que priorizasse mais a questão da adolescência. Testando lugares mais amigáveis de atração dos adolescentes, e que nesse lugar você pudesse fazer uma articulação com escola, médicos da família e lugares que vão oferecer empregos para jovens”, informou.

Outras experiências estrangeiras serão abordadas na exposição de Yanki Yazgan, psiquiatra de crianças e adolescentes, da Turquia, que vai tratar sobre um programa do país que ensina pais e mães a cuidarem adequadamente dos filhos. O objetivo é evitar o castigo físico cometido contras as crianças. “Queremos falar para as mães [brasileiras] que elas não devem punir desse jeito. Elas têm que usar de outros artifícios, por exemplo, não jogar bola no fim de semana, não assistir à televisão”, disse Mari.

O evento terá espaço, além disso, para projetos brasileiros, como o Cuca Legal, implementado nas escolas paulistanas. Rodrigo Bressan, responsável pela iniciativa, vai explicar como o programa ensina os professores a identificarem casos de transtorno mental entre os alunos, para que sejam encaminhados ao serviço médico. “Antes que a situação piore”, destaca Mari. Para ele, é preciso também combater estigmas na sociedade, como a negação do transtorno. “Tem que gente que acha que não existe esquizofrenia, por exemplo”, disse.

Outra palestra muito esperada pelos pesquisadores é a do psicólogo Bruce Cuthbert, do Instituto Nacional de Saúde Mental (Estados Unidos), sobre o diagnóstico desse tipo de doença. Cuthbert vai apresentar um novo sistema classificatório para esses transtornos, que vai auxiliar na identificação precoce. “Vai ajudar nos tipos de ações que poderiam prevenir a neuroprogressão, a saber identificar os sinais, comportamentos e sintomas”, explicou Mari.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário